Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Deputados querem criar CPI sobre o vazamento de resíduos tóxicos em Barcarena

Deputados querem criar CPI sobre o vazamento de resíduos tóxicos em Barcarena
Deputados querem criar uma  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o vazamento de resíduos tóxicos da mineradora norueguesa Hydro Alunorte, que podem ter contaminado o meio ambiente, na cidade de Barcarena no Pará.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que fez visita técnica à cidade paraense no último dia 19, começou uma força-tarefa para recolher as 171 assinaturas necessárias para instaurar a CPI de Barcarena
Foto: Divulgação / Agência Brasil
E nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), atendendo a um pedido do Ministério Público, determinou imediata redução de 50% das atividades da mineradora e a interdição de uma de suas bacias, a DSR2, enquanto não obtiver licença de operação. Na decisão, o juiz afirma que pretende evitar uma tragédia que coloque em risco a vida das comunidades envolvidas e o meio ambiente.

O descumprimento da decisão vai acarretar multa diária de 1 milhão de reais, além da responsabilização por crime de desobediência e até a decretação da prisão preventiva do responsável pelo descumprimento da ordem.

Em nota, a Hydro Alunorte informou que analisa a decisão da justiça, as medidas necessárias para implementá-la e os possíveis impactos na operação da mineradora.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/