Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Defensoria Pública do Tocantins entra com ação para tirar quilombolas do isolamento

Defensoria Pública do Tocantins entra com ação para tirar quilombolas do isolamento
Cerca de 50 famílias da Comunidade Quilombola da Boa Esperança, no município de Mateiros, no Tocantins, vivem isoladas porque não existe ponte de acesso à área onde vivem.

A travessia é feita, exclusivamente, por uma balsa improvisada, construída pela própria comunidade com galões e madeira, o que facilita a ocorrência de acidentes.

A situação exclui a comunidade de serviços básicos de saúde. Não há, por exemplo, visitas regulares de equipes do Programa Saúde da Família. Ambulância também não consegue chegar no local.
Foto: Divulgação
O defensor público Pedro Alexandre Conceição destaca a situação de vulnerabilidade dessas famílias e relata a saga das crianças para conseguir chegar a escola.

Em períodos de cheia, as crianças chegam a ficar sem ir às aulas porque o cabo de aço para puxar a balsa fica debaixo da água.

A solução para o problema seria uma ponte de menos de 30 metros, no Rio Sono, para ligar a comunidade a São Félix, município vizinho de Mateiros.

Após diversas tentativas de resolver o problema dos quilombolas sem a judicialização do caso, a Defensoria Pública do Tocantins ingressou com Ação Civil Pública contra o Município de Mateiros e o Estado do Tocantins pedindo a apresentação de projeto e cronograma para a construção da ponte de acesso à comunidade Boa Esperança sobre o Rio Sono. A ação pede ainda o conserto da balsa que os moradores já utilizam em condições precárias.

A secretaria de Infraestrutura do Tocantins informou que ainda não foi notificada pela Defensoria Pública, mas destacou que a medida é de responsabilidade do município de Mateiros.

Até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno da prefeitura.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/