Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

De Itacoatiara para o mundo: amazonense do MMA vai lutar no México

MANAUS - A cidade da pedra pintada também revela talentos no MMA. O lutador Marcondes Bastos, nascido em Itacoatiara, está prestes a fazer história: será o primeiro atleta do município a competir em um evento internacional nas Artes Marciais Mistas. Ele disputa o cinturão do peso galo (até 61 quilos) do Xtreme Fighting México (XFM) contra o mexicano Gilberto Aguilar. O evento é no dia 18 de dezembro.
Oriundo do jiu-jítsu, Marcondes Bastos é a revelação de Itacoatiara no MMA. Foto: Reprodução/Facebook Marcondes Bastos
Com apenas 21 anos, Marcondes é uma das revelações do cenário local do MMA. Ele é o atual detentor do cinturão dos galos do Selva Combat, título que o credenciou para a viagem ao México. O itacoatiarense possui apenas duas lutas profissionais, enquanto o adversário de 34 anos já lutou 23 vezes.
A trajetória de Marcondes é um exemplo de superação. Ele mudou-se para Manaus ainda bebê, onde foi criado pela família no bairro Nossa Senhora de Fátima I, Zona Norte da capital. Por lá, viu muitos amigos entrarem no mundo do crime, mas enveredou pelo esporte através do jiu-jítsu. "Muitos amigos meus viraram traficantes, outros morreram. Alguns me ofereceram [drogas] para vender e usar, mas nunca quis isso pra mim. Busquei no esporte o caminho correto para ser alguém na vida. E hoje o MMA é a minha profissão", disse o itacoatiarense ao Portal Amazônia.
Como a maior parte dos lutadores amazonenses, Marcondes iniciou na 'arte suave' antes de migrar para o MMA. Ele é atleta da Associação Monteiro de Jiu-Jítsu, na franquia do bairro Nova Cidade.
Marcondes chegou a voltar para Itacoatiara na adolescência, mas decidiu retornar de vez para a capital. "Moro com a minha tia em Manaus, mas minha família toda é de lá [Itacoatiara]. Mas eu fiquei porque não teria crescimento como atleta se eu voltasse ", ponderou.
Mas o lutador nutre enorme carinho pela terra natal e está determinado a levar o nome do município para o mundo. Ele espera que o evento no México o projete para ingressar em uma grande franquia. "O MMA está com uma demanda muito grande. Tem muitos eventos fora, como o Bellator, o UFC, o One Fight. Meu foco é lutador em um evento grande pra me manter através do MMA", disse.
Marcondes espera uma luta difícil no México, mas confia no jiu-jítsu afiado para superar o adversário. "Pelo que estudei dele, é um cara muito bom em pé, mas tem deficiência na parte de chão. Então minha expectativa é botar ele pra baixo e impor meu jiu-jítsu".
Sem patrocínio
O itacoatiarense ainda enfrenta dificuldades de patrocínio para viajar ao México. Sem apoio, ele depende da ajuda de amigos para tentar custear a passagem. "Uma das nossas maiores dificuldades é a questão do patrocínio. Aqui [no Amazonas] tem muita gente boa, mas falta oportunidade. O atleta só tem apoio quando tá lá em cima, mas pra quem está embaixo é não atrás de não", lamentou.
Amazonenses no México
Além de Marcondes, outros quatro amazonenses também competirão no México: Alex Chagas, Alessandro Costa, Renato Alves e Dagoberto 'Jungle Boy'. A ida dos atletas foi intermediada pelo mestre João Marcos, que possui contatos no México. Além deles, o também amazonense Klinger Araújo será árbitro lateral no XFM.
O evento em dezembro será uma espécie de Desafio Internacional de MMA entre Brasil e México. Ao todo, serão 16 combates profissionais na cidade de Campeche.MMA em ItacoatiaraAos poucos, os talentos do MMA em Itacoatiara começam a surgir. Um deles é Yan Ferras, de apenas 21 anos. Ele lutaria pelo Shooto Brasil no mês passado, mas a luta foi cancelada porque o itacoatiarense não conseguiu realizar os exames médicos obrigatórios pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) e foi cortado.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/