Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Crise: férias não aquecem negócios no Amazonas

MANAUS - Nem mesmo as altas temperaturas, a alta temporada de férias e a valorização do dólar frente ao real foram capazes de atrair uma quantidade significativa de turistas ao Amazonas neste mês de janeiro. De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 30,6% das viagens realizadas em todo o ano acontecem entre os meses de dezembro e janeiro. Para este ano, com a crise econômica, o ministério prevê que a demanda de turistas por um destino nacional deve ser ainda maior. 
Estima-se que 81,7% das viagens realizadas pelos brasileiros a partir de dezembro terão como destino uma cidade do próprio país. No entanto, o Amazonas, bem como a maior (49,2%) dos visitantes interparte dos Estados da região Norte, tem despertado pouco interesse por parte dos viajantes. Segundo a pasta, as cidades litorâneas estão no topo da preferência dos estrangeiros. 
Turismo em Manaus não superou as expectativas. Foto: Chico Batata/Agecom
De acordo com dados do ministério, destinos de sol e praia são os preferidos de quase metade nacionais. Para essas férias, os destinos mais procurados pelos turistas são, respectivamente, as regiões nordeste, sudeste e sul. Segundo boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo, apenas 5% dos turistas demonstraram interesse em visitar a região norte brasileira.
Para o presidente do sindicato dos hotéis de Manaus, José Roberto Tadros, a crise no setor de turismo no Amazonas é anterior à crise econômica brasileira e nem mesmo a alta temporada de férias ou o real desvalorizado deverão atrair turistas internacionais ao Estado.“Estamos na primeira metade do mês e não temos tidoao Estado do Amazonas políti-bons resultados. Já há algum tempo, os setores de turismo e fundamentalmente de hotelaria estão amargando prejuízos sem precedentes. O empresariado está tendo prejuízos brutais. Não temos turismo nem negócios”, lamenta o presidente.
Turismo na pré-história
Ainda segundo Tadros, falta ao Estado do Amazonas políticas que estimulem a chegada de novos visitantes interessados em conhecer as belezas naturais do Estado já que, segundo ele, grande parte dos turistas que chegam a Manaus vem à capital a negócios, principalmente ligados ao Polo Industrial de Manaus.“Até hoje não se fez alguma coisa importante que colocasse o Amazonas na rota do turismo internacional. Então grande parte dos turistas que aqui chegam são pessoas que vem tratar de negócios na Zona Franca de Manaus, Distrito Industrial ou de assuntos relacionados ao Governo Federal. Em relação ao turismo exploratório das belezas naturais do Amazonas nós ainda estamos na pré-história”, avalia.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/