Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

COP 21: Brasil está satisfeito com acordo climático, segundo Izabella Teixeira

Ministra participou da COP 21 em Paris, na França. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
BRASÍLIA - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o Brasil está "muito satisfeito" com as condições do acordo final da Conferência do Clima (COP21) neste sábado (12). O acordo prevê limitar o crescimento da emissão de gases de efeito estufa a 1,5°C. A ministra está em Paris e participou, junto com as delegações de outros países, da análise do texto final, aprovado pela conferência.
Em declaração divulgada por meio de uma rede social do ministério, a ministra avaliou que o acordo abrirá uma nova fase de enfrentamento da mudança climática. “Ele [acordo] reflete todas posições que o governo brasileiro defendeu. Trata da visão balanceada de mitigação e adaptação. Traz a questão da transparência do sistema único garantindo os meios para que os países em desenvolvimento possam desenvolver seus sistemas, assegurando a soberania nacional, mas também contando com a apoio para a implementação", afirmou.
O Acordo de Paris, como foi chamado o documento final da 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), entrará em vigor em 2020. É a primiera vez que um acordo global sobre o clima é aprovado.
Conforme o documento, a cada cinco anos, os países deverão prestar contas sobre as ações desenvolvidas para evitar que a temperatura global não aumente mais de 2 graus Celsius. A redução do aquecimento pretende evitar fenômenos extremos como ondas de calor, seca, cheias, ou subida do nível do mar.
U$S 100 bilhões 
A criação de um fundo anual de U$S 100 bilhões para limitar aquecimento global a 1,5°C também foi aprovada por representantes de 195 países reunidos na Conferência do Clima (COP21), na capital francesa. O fundo será financiado pelos países ricos, a partir de 2020, para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Com a aprovação do acordo, o desafio das nações será equilibrar as emissões de gases tóxicos gerados pela ação do homem e os níveis suportados pela natureza. Os países que assinam o documento definiram que as reduções de emissões de gases devem atingir o limite o mais rápido possível, mas não definiram quando o resultado deve ser alcançado. Na conferência, os representantes reconheceram que as nações em desenvolvimento deverão levar mais tempo para atingir as metas definidas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/