Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Convênio viabiliza recuperação das ruas do Polo Industrial de Manaus

Convênio viabiliza recuperação das ruas do Polo Industrial de Manaus
Agora é pra valer. As vias públicas do Polo Industrial de Manaus (PIM) receberão a devida atenção dos órgãos competentes. Ruas, avenidas, praças e passeios públicos do Distrito Industrial 1 e 2, que há anos sofrem com o abandono do poder público voltarão a ter trafegabilidade segura. O impasse entre a PMM Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) chega ao fim com a assinatura de um convênio para liberação de R$ 150 milhões em recursos destinados à requalificação viária do Distrito Industrial 1 e 2. A parceria firmada nesta terça-feira, (26), é resultado de uma emenda parlamentar da bancada amazonense no Congresso Nacional. As obras terão início no próximo verão amazonense (sem chuvas), que coincide com o tempo para conclusão do novo projeto urbanístico.

De acordo com a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, com a assinatura do convênio o recurso de R$ 150 milhões já está disponível. No entanto, para iniciar as obras ainda depende da elaboração do projeto, que é a contrapartida da parceira. "Agora, a prefeitura de Manaus entra com uma contrapartida que é 1% do valor do recurso, e que vai ser justamente o valor utilizado para a construção do projeto", explicou. 

Segundo Rebecca, agora a prefeitura vai precisar de um tempo para elaborar um novo projeto adequado para as atuais dimensões do PIM. "É importante nós entendermos que esse tipo de projeto não é uma coisa rápida de se construir. A prefeitura terá o tempo dela para a construção do seu projeto e assim começar as obras efetivamente", ratificou.

Foto: Divulgação/Suframa

O prefeito Arthur Virgílio Neto comemora a primeira parceria realizada após a sua reeleição em outubro. "Para mim foi uma coincidência muito feliz começar um novo governo com a completa recuperação das ruas do Distrito. Isso devolve a confiança para os investidores e a esperança para população de que é possível vencer a crise econômica com trabalho e responsabilidade", salientou.

Arthur Neto também destacou o esforço e a união dos parlamentares da bancada amazonense que conseguiram a liberação do recurso. "Faltava união. Agora o esforço conjunto de todos os deputados e senadores para liberação desses recursos vai possibilitar que a prefeitura dê vida nova ao Polo Industrial de Manaus", afirmou. 

Polo atraente

Ainda, segundo o prefeito manauara, este foi o primeiro de vários recursos que serão liberados por meio de emendas parlamentares em 2017. "A ideia é, além das ruas, contemplar ainda o paisagismo e a criação de uma passarela no local. Nossa expectativa é começar a trabalhar assim que esse período de chuvas encerre. Vamos transformar o Distrito Industrial em um novo cartão-postal que, sem dúvida, dará novo fôlego à Zona Franca de Manaus", concluiu.

Para a superintendente da Suframa, além de garantir uma trafegabilidade segura, a medida também servirá para minimizar os prejuízos acumulados nas últimas décadas. "Atualmente, cerca de 10% das mercadorias são perdidas, em alguns segmentos, só no transporte interno de uma fábrica para outra. Isso sem falar nas vidas que foram perdidas em alguns acidentes fatais no trânsito por conta das péssimas condições das vias", lamentou. Por outro lado, Rebecca afirma que a medida é fundamental para atrair novos investidores para Manaus. 

O senador Eduardo Braga (PMDB), atual relator-geral do Orçamento, fez questão de estar presente no ato da assinatura do convênio. Ele aproveitou a ocasião para enfatizar que essa é a terceira vez que o governo federal disponibiliza recursos para requalificação do Distrito Industrial. "Durante anos houve uma disputa política que só prejudicou a cidade de Manaus. Esse é um momento histórico e uma vitória importante que vai trazer melhorias aos trabalhadores e fomentar o interesse dos investidores pelo Polo Industrial de Manaus", comemorou.

Braga ao elogiar a nova gestão do prefeito reeleito e da luta pela indicação do nome de Rebecca Garcia para administrar a Suframa, disse que agora ganham força com a mudança no cenário político e a aproximação de Manaus com o governo federal para a liberação de outros recursos aguardados pelo município. "Esse é o primeiro de tantos outros ganhos que haveremos de conseguir com a aliança firmada na eleição passada", afirmou.

Mesmo diante da atual crise política que vem assolando a economia do país, Braga acredita no desenvolvimento da capital amazonense através das indústrias instaladas no PIM. "Queremos que Manaus vença todas as barreiras econômicas e continue investindo em melhorias para população, mesmo com a crise econômica que aí está", afirmou ao mencionar recente união entre os partidos PSDB e PMDB do presidente da República, Michel Temer.

A assinatura de convênio para requalificar ruas do Distrito Industrial 1 e 2 foi realizada na segunda-feira (26), às 11h, na sede da Suframa, rua Ministro João Gonçalves de Souza, n° 1.424, Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. A minuta do convênio foi finalizada pelo representante da Procuradoria Federal, com o apoio do servidor da Suframa, no domingo de Natal (25). "Foi de fundamental importância em função do prazo que nós tínhamos para entregar esse documento assinado em Brasília. Na certeza de que todos os pontos necessários para que essa obra saia, ela não seja paralisada pelo meio do caminho", conclui Rebecca Garcia, superintende da Suframa.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/