Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Conselho Eleitoral da Venezuela confirma eleição de Constituinte em 30 de julho

Conselho Eleitoral da Venezuela confirma eleição de Constituinte em 30 de julho
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, informou nessa quarta-feira (7) que a eleição da Assembleia Nacional Constituinte foi aprovada para o próximo dia 30 de julho, além da proposta de submeter a um referendo o texto constitucional que surja desse órgão.

Na sede do CNE, no centro de Caracas, Lucena disse aos jornalistas que no dia 30 de julho serão eleitos os 545 integrantes da Constituinte: 364 mediante a modalidade de votação territorial e 181 no âmbito setorial.

Além disso, destacou que o CNE decidiu acrescentar nas bases comiciais - que sustentam a Constituinte, estabelecem quem serão os integrantes  e como serão eleitos -, entregues no último dia 23 de maio pelo presidente Nicolás Maduro, "um artigo com a proposta de exortar à Constituinte que o resultado dos debates seja encaminhado a um referendo".

A reitora também afirmou que a admissão das postulações dos candidatos a constituinte será definida entre os dias 11 e 15 de junho, enquanto a campanha política começará no dia 9 de julho e se estenderá até três dias antes das eleições.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) se recusou a participar do processo, que qualifica como "fraudulento", e convocou seus simpatizantes a protestar nas ruas.

Hoje, a oposição convocou uma manifestação até o CNE, com a intenção de protestar contra a Constituinte, mas a marcha foi dispersada pelas forças de segurança, que usaram bombas de gás lacrimogêneo.

O presidente Nicolás Maduro disse que a oposição venezuelana tentará "sabotar" as eleições da Constituinte, mas advertiu que os delitos eleitorais estão contemplados nas leis do país, com penas de prisão."Alguns porta-vozes da direita disseram que vão sabotar os centros eleitorais, as mesas eleitorais. Isso é delito em flagrância e deve ser castigado", ressaltou Maduro em cerimônia transmitida pela emissora estatal VTV.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/