Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Consciência Limpa: saiba como criar e preservar uma horta em casa

Consciência Limpa: saiba como criar e preservar uma horta em casa
Quem nunca chegou na casa da vó reclamando que tinha comido um alimento e que não lhe caiu bem? E de repente tua avó vai ao quintal, pega umas folhinhas de boldo, faz um chá e te dá com a promessa de que vai se sentir melhor.


Essa folhinha de boldo que sua avó pegou no quintal, geralmente faz parte de uma pequena horta que está sendo cultivada a bastante tempo, e em uma ocasião necessária, como de última hora, uma colheita vai fazer a diferença.
Foto:Divulgação/CSOA


As hortas são os locais onde se cultivam legumes, verduras, temperos e as ervas medicinais, geralmente em pequenas propriedades rurais. Em ambientes mais urbanos, elas também são encontradas, com tamanho reduzido, mas bem úteis e necessárias.


Sobre ter uma horta urbana, o agroecólogo Thiago Bastos Sampaio, ressalta que qualquer pessoa pode ter uma horta em casa.


"Depende de onde que você quer montar, se em apartamento ou casa que tenha uma área de quintal. Basta separar um espaço na casa, e vai precisar basicamente de sementes, que podem ser das hortaliças que você deseja plantar, ou seja, as convencionais, não-convêncionais ou medicinais, adubo  mineral ou orgânico, terra e vasos (caso seja em apartamento ou em área cimentada)", conta Thiago.


Ainda segundo ele, nas pequenas hortas podem ser plantadas espécies de curto prazo de cultivo e as medicinais.


"Na horta, você pode plantar alface, tomate, rúcula, coentro, salsa, begonha, e outras que servem para saladas e temperos, e serão colhidas em curto prazo, são aptas para pequenos locais", disse.
Foto:Divulgação/CSOA

Sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao optar por uma horta em casa, Thiago ressalta que é preciso estar atento com a irrigação diária.


"É preciso molhar todos os dias a horta. Dependendo do local que esteja instalada, se com pouco sol ou muito sol, é necessário aumentar a irrigação em até duas vezes por dia. Não encharcar os vasos, apenas deixar úmidos, mantendo atenção e observando se não há parasitas como gafanhotos ou largaras atacando as plantas", conta.



Se há animais em casa, é preciso ter cuidado quando se optar pela horta, pois dependendo do tipo de planta que se deseja, pode haver riscos para os bichos.


"Existem espécies de hortaliças que não são boas para animais, por exemplo, a urtiga, que é uma não-convencional, e requer um cuidado especial para que esteja na alimentação, se você cultiva em casa, vai ter algum dano ao animal. Mas, no geral, a maioria das hortaliças e das medicinais não tem problema para o consumo do animal, mas é bom manter separado, pois se você cria um gato, por exemplo, e ele urinar na planta ou defecar na areia do vaso, e você acabar consumindo hortaliças contaminadas", ressalta.


A partir de R$30, já se pode montar uma horta simples em casa, tendo materiais reciclados,  como vasilhas e garrafas pet's, só precisaria da terra, adubo e sementes. Agora, se for pensar em uma horta pronta, os projetos podem chegar valores bem mais altos.


"Se a pessoa quiser contratar um serviço de horta pronta, o valor pode chegar a R$ 1.200, dependendo do número de espécies, vasos e tamanho da horta", completa.


Horta Urbana


Em Manaus, a Clínica de Saúde Ocupacional da Amazônia (CSOA), é um dos locais onde é possível encontrar uma horta urbana. Com o objetivo de reaproveitar os restos do alimento,   o Instituto Iscas, faz esse trabalho, como conta Pedro Souza, coordenador do projeto de horta.


"Temos uma cozinha aqui na clínica, e de lá sai o material orgânico, que aqui no Instituto Iscas vira nosso adubo, que é usado em nossa horta, de onde tiramos couve, cebolinha, alface, pepino e outros legumes que usamos na cozinha da clínica. É um ciclo de reciclagem e compostagem", conta Pedro, ressaltando que pretende levar o projeto para as escolas de Manaus.
Foto:Divulgação/CSOA



Cursos


A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), realiza cursos de capacitação para quem deseja começar uma horta urbana. Segundo o instrutor e engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, o objetivo do curso é dar a oportunidade ao manauara de cultivar seu próprio alimento.


"O curso é pensado utilizando materiais alternativos, como pneus, pets e canos de PVC, para o cultivo da horta em pequenos espaços, exatamente para reutilizar materiais que iriam se tornar "lixo". A partir daí são repassados noções básicas de horta, e a prática, onde os participantes terão condições de aplicar aquilo que eles já praticam em suas casas, mas como as devidas orientações", conta Sérgio.

Foto: Karla Vieira/Semcom
 

Novas edições de minicursos, que serão oferecidos até dezembro pela Semmas, trarão os temas: Cultivo de cactos e suculentas; Jardinagem e paisagismo; e Arranjos com flores tropicais. Mais informações e inscrições, acesse: semmas.manaus.am.gov.br.



Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/