Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Conheça seis projetos de inovação selecionados pelo PNUD no Amazonas

Conheça seis projetos de inovação selecionados pelo PNUD no Amazonas
Com o objetivo de identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas aos aceleradores ou às cadeias de produção locais, o PNUD Brasil selecionou 12 projetos nos Estados do Amazonas e do Piauí para receberem R$ 100 mil cada um. Os recursos serão utilizados na ampliação, aprimoramento e continuidade das iniciativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável na região.




Entre os cerca de 80 projetos recebidos no edital, publicado em novembro, seis foram selecionados em cada Estado. Os critérios para a avaliação foram alinhamento ao tema, impacto social, replicabilidade da inovação, clareza metodológica da inovação, sustentabilidade da inovação, previsão de uso dos recursos recebidos e resultados alcançados.


Foto: Divulgação


"Essa iniciativa é o resultado de um processo articulado junto aos dois governos estaduais, ao setor privado, à academia e à sociedade civil, que se iniciou com uma ampla reflexão sobre os desafios do desenvolvimento e sobre potenciais ações aceleradoras desse desenvolvimento, passou pela inclusão dos aceleradores no PPA e agora culmina na identificação de projetos concretos, da própria sociedade local, que têm o poder de levar transformação para a vida das pessoas na ponta, fortalecendo o desenvolvimento sustentável", afirma o coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD Brasil, Cristiano Prado.


No Amazonas, a chamada considerou as seguintes temáticas: Novas dinâmicas para promoção de polos de desenvolvimento, Gestão pública, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Estratégias para enfrentar a violência e a criminalidade, Cidadania plena para mulheres e meninas, Educação inclusiva e de qualidade, Cadeia do turismo, Cadeia das melíponas e Cadeia do pirarucu.



Conheça os seis primeiros colocados:



1 - Circuito de turismo indígena do Rio Negro –
Proponente Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN): implantação de um novo circuito de turismo, para além da pesca esportiva, incluindo indígenas locais em todo processo e fortalecendo a cultura e os saberes das comunidades indígenas.
2 - Coletivo do Pirarucu Manejado em Áreas Protegidas do Amazonas – Proponente Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC): comercialização de Pirarucu manejado por um coletivo, garantindo valor mínimo e criação de marca com forte valor agregado acionando postos de venda que ainda não comercializam o produto.
3 - App Castanhadora – Proponente Instituto Internacional de Educação do Brasil: aplicativo que calcula preço e tempo ótimo de venda de castanhas que será disponibilizado para as comunidades locais.
4 - Cientista Maker – Proponente Associação FAB LAB Manaus: capacitação dos alunos de ensino fundamental na cultura maker digital.
5 - Descarte Correto, Transformando o resíduo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais – Proponente  Descarte Correto Serviço Ambiental LTDA: beneficiamento de lixo eletrônico em novos produtos.
6 - Oficinas do Instituto Slow Food com índios Sateré-Mawé – Proponente Associacao Slow Food do Brasil: articulação de trabalho educacional de agroextrativismo com indígenas e resgate de saberes tradicionais para garantir a segurança nutricional desta população.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/