Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Conheça 'Índio Brabo', um talento do Amazonas no MMA

MANAUS – O apelido é imponente e revela muito de suas origens: Índio Brabo. Este é o 'nome de guerra' do lutador amazonense Erick da Silva, do MMA. O guerreiro da Amazônia ganhou notoriedade após participação no reality show The Ultimate Fighter Brasil (TUF Brasil). Há sete anos longe de casa, ele leva o nome do Amazonas pelos octógonos do Brasil e mundo afora.
Índio Brabo leva a bandeira do Amazonas para o Brasil e o mundo. Foto: Arquivo Pessoal/Erick da Silva
Assim como grandes nomes do Amazonas no UFC, como José Aldo e Dileno Lopes, Erick foi criado no bairro da Alvorada, em Manaus. Foi lá, que ele descobriu o jiu-jítsu aos 12 anos e começou a treinar na equipe Aníbal Fight, do mestre Fábio Aníbal.

O pai de Erick, Gilberto, não gostou muito da ideia. O sonho era matricular o filho no caratê. "Mas acabou que ele me levou à academia”, contou Índio Brabo ao programa Esporte Amazônia, do canal Amazon Sat.

Mal Gilberto sabia que ainda teria muita dor de cabeça com o filho. Isto porque o pai não queria que Erick migrasse para o MMA, até então vale-tudo. Mas foi o que aconteceu. “Com 15 anos comecei a treinar [MMA] e com 17 eu já queria lutar. Foi um pouco difícil pra ele liberar, ele tinha que assinar um termo de responsabilidade”, divertiu-se Erick ao relembrar o início de sua trajetória.Criado no jiu-jítsu, Erick também fincou raízes na luta livre. O mestre Totonho Aleixo foi o responsável por lapidar o talento. “O que ele [Totonho] faz pela luta livre em Manaus é algo muito bonito. A luta livre no Amazonas está crescendo muito. Conhecer o mestre Totonho foi algo que ajudou bastante no meu jogo hoje”, agradeceu.Longe de casa...

Mas Erick sempre foi obstinado em evoluir. Por esse motivo, ele deixou Manaus aos 19 anos para treinar muay thai em Curitiba. Mas nunca esqueceu suas raízes. “Eu sou daqui [de Manaus], fui criado aqui. Tudo que eu aprendi nas artes marciais foi nessa terra que eu amo de paixão. Hoje não moro em Manaus, mas tenho um carinho enorme pela cidade e levo a nossa bandeira onde quer que eu esteja”, disse o lutador, que reside atualmente em Balneário Camboriú (SC).
Erick 'Índio Brabo' Silva retornou a Manaus nesta semana. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Do outro lado do Brasil, Erick experimentou pela primeira vez o inverno. Ele passaria apenas três meses em Curitiba, mas acabou ficando por três anos. “Eu dizia pros meus pais que morava sozinho, mas eu ficava com umas 14 pessoas”, revelou.TUF Brasil e apelido curioso

As dificuldades fortaleceram ainda mais o amazonense. Ele entrou na Astra Fight Team, uma das melhores equipes do Sul do Brasil e com atletas em grandes eventos como UFC e Bellator. Foi lá que ele conheceu o empresário Marcelo Brigadeiro, responsável por levar Erick ao TUF Brasil.

Mais do que isso, Marcelo também foi o responsável pelo apelido 'Índio Brabo', que desperta a curiosidade de todos que se deparam com Erick. “Eu sempre treinei forte, independentemente de peso, de altura. Eu batia, apanhava, era muito intenso. Aí ele [Marcelo] dizia: 'esse cara é brabo, esse índio é brabo'. Aí ficou. Acho que meu maior orgulho é dizer que sou índio brabo mesmo”, valorizou o lutador.

No TUF, Índio Brabo foi derrotado por decisão dos juízes na luta contra Joaquim Silva. Neste ano, ele lutou no evento Aspera FC, em Santa Catarina, e venceu Bruno Lobato por finalização. Ele possui um cartel de 16 vitórias e 4 derrotas no MMA.Retorno a Manaus

Erick retorna a Manaus nesta semana para dois compromissos: o Circuito de MMA Amador, neste sábado e domingo (dias 3 e 4), onde será presença VIP; e um seminário no sábado (3), na quadra do Manauense, para compartilhar sua vivência em uma década de MMA.

A saudade da família ainda é um obstáculo para Índio Brabo, mas o sonho de vencer no esporte é ainda maior. “Uma das coisas mais difíceis pra mim é estar longe da minha família. Sou um cara muito apegado a eles, mas sei que tudo isso é em prol de algo que vou colher lá na frente. Sou feliz porque consigo realizar os meus sonhos e fazer o que gosto”.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/