Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Conheça a trajetória de mulheres que venceram o câncer de mama

MANAUS - O destino uniu as vidas de Glória, Maria e Lucina. De idades diferentes, as três mulheres têm em comum uma vitória. Elas conseguiram vencer o câncer de mama. O diferencial na história delas? A prevenção. Durante o autoexame, elas sentiram algo diferente nas mamas e logo buscaram ajuda de especialistas.

Aos 50 anos, Glória Souza venceu o câncer em duas situações, a primeira em 1989. No banho, ela descobriu um nódulo no seio ao buscar ajuda média, o choque, câncer de mama. "Imagina o choque? Na época a doença era considerada uma sentença de morte. Quando os médicos realizaram a biopsia perceberam que o nódulo era maligno. Precisei retirar a mama, fazer sessões de quimioterapia e radioterapia. Consegui a minha primeira vitória. Após 10 anos, outro nódulo apareceu na mama que o cirurgião reconstruiu, mas não desisti, então tive a minha segunda vitória", contou.




Lucina, Maria e Glória compartilham suas histórias. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Durante exames de rotina na empresa que trabalha, Maria do Socorro Guedes, 47 anos, deparou-se com um caso de uma amiga que descobriu estar com câncer. "Constataram um nódulo na mama dela. Era um exame que sempre faziam na empresa. Quando cheguei em casa, também realizei o autoexame nas mamas, senti um caroço e procurei um mastologista. Fiz a mamografia e descobriram que o nódulo era maligno e já media cerca de 1 cm. Precisei retirar o a mama e fazer quimioterapia", disse.

O exame preventivo também salvou a vida de Lucina Soares, 39. Apesar do abalo emocional, ela decidiu enfrentar o problema de frente. "O mais surpreendente é que o tumor que desenvolveu em mim geralmente aparece em mulheres a partir dos 50, ou seja, um caso raro. Chorei durante dois dias, então decidi que lutarei pela minha vida. Eles retiraram o nódulo, tive sessões de radioterapia e há um ano faço hormonoterapia", afirmou.

Importante

As três têm histórias parecidas, mas garantem que o diferencial foi o autoexame. "São apenas alguns minutos. Tive a sorte de descobrir cedo. Agora a minha missão é alertar o maior número de mulheres possível", revelou Lucina. Para Glória, a dupla vitória trouxe também mais vontade de viver. "Quero aproveitar cada momento, quando levanto de manhã já agradeço a Deus", diz emocionada. Ela ainda deixa um recado: "Não perca tempo. Faça o autoexame". 


Caminhada das Vitoriosas

Glória, Maria e Lucina estarão presentes na 'Caminhada das Vitoriosas' realizada no dia 28 de outubro. A concentração acontecerá na Ponta Negra, a partir das 18h. O evento é realizado pelo Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Amazonas.

Veja como fazer o autoexame das mamas:



Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/