Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Conheça 12 pássaros que vivem na zona urbana de Manaus

Cercada por florestas e rios, a cidade de Manaus (AM) é um lugar com belezas indescritíveis. O que deixa tudo mais belo são os pássaros que cortam os céus da cidade, alguns amigáveis e outros nem tanto. O Portal Amazônia preparou uma lista com 12 aves que você provavelmente já viu na área urbana da capital. Confira:


Arara-canga (Ara macao)

No início, as araras foram expulsas de Manaus, há alguns anos não era possível vê-las voando pela cidade. Nos últimos anos, as araras começaram a sobrevoar a capital do Amazonas novamente. São pelo menos 16 casais e o número vem aumentando.
ARARA-CANGA. FOTO: REPRODUÇÃO/MANAUS SELVAGEM

Periquito-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus)

Uma das espécies mais populosas em Manaus, o periquito pode ser encontrada em duas áreas da cidade: na Avenida Efigênio Sales, e também no bairro Dom Pedro. É um animal de Várzea, então gosta de ficar em áreas abertas. Só na Avenida Efigênio Sales foram encontrados 10.500 periquitos.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Sanhaçu-da-amazônia (Tangara episcopus)

Ave típica da floresta amazônica, o sanhaçu é outro que se acostumou com a vida da cidade, principalmente por causa da facilidade para conseguir alimento. São animais inteligentes e atrevidos, que não tem medo de invadir casas para pegar frutas deixadas nas mesas.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

O bem-te-vi é um aninal que possui uma dieta diversificada, além de frutos e insetos, o pássaro pegou gosto por ração de cachorro e gato. Atualmente é mais fácil encontrar o bem-te-vi dentro da cidade do que na floresta.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Rolinha-cinzenta (Columbina passerina)

A rolinha é um tipo de pombo silvestre e se alimenta de farelos, como por exemplo, resto do café da manhã, arroz cozido, feijão e farinha. Ele costuma usar as estruturas das casas para fazer seus ninhos.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Suiriri (Tyrannus melancholicus)

O Suiriri é um parente do bem-te-vi, fisicamente os dois são parecidos, eles tem o mesmo tamanho, peito amarelo, a única diferença fica no padrão da face. Ao contrário do bem-te-vi, o Suiriri não come restos, ele se alimenta exclusivamente de insetos. É um animal que vive em lugares altos, como postes e torres.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Trinca-ferro-da-amazônia (Saltator azarae)

Considerado um grande comedor de frutas, o trinca-ferro adaptou-se perfeitamente em Manaus. Ele é encontrando principalmente em quintais ou parques da cidade, mas ao contrário das outras aves, o trinca-ferro gosta de manter uma certa distância dos humanos.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)

Duas espécies do sabiá são comuns em Manaus, o de bico-preto e barranco. Eles são animais que buscam alimento cedo e preferem as frutas caídas no chão.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Curica (Amazona amazonica)

A Curica é um tipo de papagaio que vive na Amazônia, principalmente em ambiente de terra firme. Esses animais são inteligentes e oportunistas, quando a situação na mata fica complicada, eles voam para as cidades. As Curicas possuem uma grande capacidade de aprendizado e conseguem se adaptar à vida na cidade.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Coruja-das-torres (Tyto furcata)

Conhecida popularmente como 'rasga mortalha', a Coruja-das-torres é outra ave que se acostumou a viver na cidade. Seu principal alimento é o rato, então é comum ver esses animais próximos a feiras e supermercados. Essa característica faz com que a coruja-da-torre seja de suma importância para diminuir a população de roedores.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Pombo-doméstico (Columba livia)

O pombo foi um animal trazido artificialmente para os centros urbanos. Há séculos vivem nas cidades, então dificilmente são encontrados nas florestas. O pombo consegue se adaptar a qualquer temperatura e vive basicamente de restos. Apesar de fofo, o animal é responsável por inúmeras doenças, principalmente nos lugares onde faz ninho.

FOTO: ROBSON CZABAN/ARQUIVO PESSOAL

Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura)

Urubu é um animal que vive em qualquer ambiente, inclusive o urbano. Na natureza ele come carniça, já na cidade ele se acostumou a se alimentar dos restos de proteínas que são jogados no lixo. Como Manaus é uma cidade que produz toneladas de lixo, principalmente nas feiras, o animal é visto constantemente pelos manauaras.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/