Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Comunidades indígenas recebem vacinação contra Influenza, no Amazonas

Comunidades indígenas recebem vacinação contra Influenza, no Amazonas
Comunidades indígenas localizadas às margens do rio Negro receberam, nesta quinta-feira (4), as equipes de saúde da Prefeitura de Manaus para serem imunizadas contra a Influenza (vírus H1N1). Até às 21h da quarta-feira (3), o percentual geral de vacinação era de 99,14% das 455.083 pessoas do público-alvo, com a meta de 90%, definida pelo Ministério da Saúde, já alcançada.

Indígenas e grávidas são os grupos que ainda não bateram a meta – 25,12% e 80,81% - respectivamente. O grupo de crianças já alcançou os 90,53%. Além da imunização em aldeias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também está atuando com vacinadores nas maternidades, lembrando que as doses contra a Influenza seguem disponíveis ao público-prioritário nas 183 salas de vacinação do município.

Percorrendo a calha do rio negro, as equipes da Semsa têm como meta vacinar 450 indígenas de sete comunidades, sendo elas: Terra Preta, Nova Esperança, Três Unidos, São Tomé, Kuanã, Boa Esperança e Barreirinha.
Foto: Altemar Alcantara/Semcom
Com cartão de vacina em mãos, 88 pessoas, de 27 famílias, foram vacinadas na comunidade indígena Três Unidos, localizada a cerca de uma hora e meia de barco de Manaus, na boca do rio Cuieiras. Nesta quinta-feira, a vacina estava sendo esperada pelos moradores, que sabem da importância de se prevenir.

Além dos 450 indígenas dessas sete comunidades, outros 170 indígenas da área do Tarumã também já receberam a vacina, totalizando 620 indígenas vacinados. Apesar de toda a crença cultural, as populações mais distantes da capital sabem que precisam estar imunizados contra a Influenza.

“Essas gripes estão muito fortes, eu acalmo com remédio caseiro, mas sabemos que a vacina ajuda bastante a curar essas tosses. Assim que fiquei sabendo da vacina, chamei todas as mulheres e crianças para que eles não perdessem, pois é muito importante esse trabalho”, relatou a indígena Kambeba, Diamantina Cruz.

A operação da Semsa contra a H1N1 nas comunidades acontece em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/