Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Comunidade indígena de RR pede audiência em Brasília após migração de índios venezuelanos

Comunidade indígena de RR pede audiência em Brasília após migração de índios venezuelanos
A migração de índios venezuelanos da etnia Pemón para o Brasil fez lideranças indígenas da região de São Marcos, no município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, recorrerem à Comissão de Relações Fronteiriças da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para pedir apoio para uma reunião com o governo federal em Brasília. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18), ficou acordado que os parlamentares intermediarão a audiência pública para buscar uma solução imediata.

A comunidade viu o número de habitantes saltar de 248 para 836 após os conflitos na Venezuela entre indígenas e homens do Exército, ocorridos no final de fevereiro, conforme informou Aldino Alves, tuxaua de Ta’rau Pau.

Nesta terça (19), pelo 26º dia consecutivo, a fronteira entre Brasil e Venezuela por Pacaraima, amanheceu fechada. O bloqueio é feito por homens da Guarda Nacional Bolivariana na BR-174, que liga Pacaraima a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.
 
Foto: Alan Chaves/G1 RR/Arquivo 
Na reunião dessa segunda (18), a presidente da Comissão, deputada Ione Pedroso (SD), afirmou que as lideranças relataram a situação e pediram ajuda. “Vamos tentar uma audiência pública com o presidente da República, Jair Bolsonaro [PSL], com os deputados federais, a Funai [Fundação Nacional do Índio] e com a ONU [Organização das Nações Unidas], para que possamos trazer uma resposta para essa crise no estado.”

Aldino Alves, tuxaua de Ta’rau Pau, comunidade a aproximadamente 1,2 quilômetro da fronteira entre Brasil e Venezuela, contou que os índios venezuelanos chegaram em massa na comunidade no dia 23 de fevereiro, um dia após o primeiro conflito no território vizinho.

“Estamos com 836 indígenas, bastante criança e idosos hipertensos. Estamos tendo dificuldade com a logística e a alimentação, o que tem afetado a nossa comunidade. Com o inverno chegando, a preocupação é como acomodar esses refugiados. Quem puder, ajude-nos levando lona ou telha para cobrir o barracão e acolher os nossos 'parentes'”, pediu.

Com a chegada do inverno, o tuxaua afirma que a comunidade pretende construir seis barracões para abrigar esses indígenas.

Além da infraestrutura precária para receber os indígenas, a maior preocupação dele que a comunidade sofra represálias de grupos paramilitares ligados ao governo de Nicolás Maduro.

“O medo hoje é que pior possa acontecer porque moramos próximo da fronteira, principalmente à noite, dos militares [venezuelanos] invadirem junto com os refugiados ou até atacarem os próprios indígenas que estão fugindo para o Brasil”, afirmou o Aldino Alves.

Segundo ele, os guardas indígenas territoriais ficam 24 horas vigiando a fronteira. “Temos as polícias Militar, Federal e o próprio Exército, mas como a demanda é grande e não tem condições de dar segurança 24 horas, a maior parte desta segurança é feita pelos índios brasileiros. A cada seis horas o Exército faz o patrulhamento”, explicou.

Também na reunião foi discutida a possibilidade de ser criado um Fundo Internacional de ajuda humanitária para auxiliar o estado. A ideia inicial é que seja gerido pelo Exército, para que vários países possam ajudar a Venezuela e Roraima.

Conflitos

Com o fechamento da fronteira com o Brasil, o presidente venezuelano Nicolás Maduro proibiu a população de receber a ajuda humanitária internacional, solicitada pelo opositor, o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó. Maduro vê a oferta de países como o EUA e o Brasil como uma interferência externa.

A atitude gerou conflitos internos entre a população e a Guarda Nacional Bolivariana (GNB). Alguns dos feridos nesses confrontos foram trazidos para Roraima, com permissão de atravessar a fronteira. 

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/