Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Comércio tem queda de até 70% em Manaus

Comércio tem  queda de até 70%  em Manaus
O comércio de festas de Manaus sente os impactos da crise econômica e registra queda de 30% a 70% nas vendas de  produtos para a organização de eventos. De acordo com a gerente de loja da Tropical Festas, Rosana Santos, com a  crise, a venda de produtos para festas teve uma queda de 30% a 40% este ano. “Ano passado não sentimos muito este  impacto. Mas em 2016, o grupo Tropical Multiloja teve que mudar sua estratégia de venda em todos os seus produtos que estavam parados nas prateleiras”, disse ela.

Para amortecer o impacto da crise, uma reunião com os fabricantes foi realizada pelo grupo, “a fim de desenvolver  um planejamento estratégico em busca de um preço mais acessível”, lembra Rosana. dos produtos das prateleiras, foi  oferecer, durante todo o ano, principalmente nos finais de semanas, ofertas e descontos em vários itens.

“Verificamos que alguns deles, os clientes os desconheciam. Dessa forma tivemos que embutir ofertas promocionais  para que fossem vendidos”, salienta a gerente. As promoções foram em cima de itens como: lembranças, descartáveis, balões, velas, papéis e até na própria  decoração encomendada na loja. A rede Tropical Multilojas possui quatro lojas em vários segmentos: festa, bebês,  cosmético e armarinho. E no segmento de festas, a mesma tem mais de 20 mil itens que são: produtos personalizados,  confecção de banneres; lembranças; adesivos, etiquetas, embalagens, fantasias, máscaras, chapelaria, papelaria e  sacolas.
Foto: Divulgação
Tecnologia e festa

Rosana conta que, com as novas tecnologias, como o YouTube, houve uma alavancada nas vendas dos produtos da loja. “Hoje, mesmo as pessoas não contratando a festa completa, elas estão comprando mais itens com a gente, por conta dos vídeos de organização de festas exibidas pelo YouTube. E como temos uma grande variedade de itens, acaba que também ganhamos com essa nova ferramenta”, salienta a gerente de loja.

Mudança no setor

E na Shalon Festas, localizada na rua dos Andradas, 178, Centro de Manaus, a crise foi sentida este ano com a queda de 70% nas vendas de todos os 25 mil itens da loja. Segundo a gerente de loja, Eliliana Alencar, o  estabelecimento também teve que reduzir preços e fazer descontos promocionais em cima de alguns dos seus produtos. “Aqui, só não realizamos a festa, mas vendemos toda a matéria-prima para a organização dela. Que vai dos  bombons às lembrancinhas, para ornamentação das mesas. Acredito que esta crise vai passar nos próximos meses de  2017”, diz a gerente, ao apostar nas festas de final de ano e de carnaval para melhorar as vendas da loja.

Alencar afirma que as grandes festas também diminuíram com a crise. “As pessoas estão preferindo comprar a  matéria-prima, como: tecidos, velas, papéis e fantasias para organizar os seus aniversários em casa. E isso mexeu  um pouco no comportamento do comércio que vende produtos para pequenos e grandes eventos”, finaliza a ela.

Mercado estagnado

Já segundo o gerente de Marketings da Panadeiro Brasil, Leonardo Pessoa, a loja vem, há dois anos, sentindo o  baque com a crise economia. “Todo início do ano para a nossa empresa é difícil. Vejo que não tivemos um  crescimento nas vendas, mas também, não caímos. O que acontece, é que estamos estagnados. E o que nos mantém fora  totalmente da crise, é a venda dos produtos de panificação. Pois temos muita procura por panificadoras e os  clientes que confeccionam seus doces para revenda”, afirma Leonardo.
 
“Antes as pessoas realizavam seus eventos em casas de festas, com buffets alugados. Hoje, passaram a organizá-los em suas próprias residências, diminuindo a compra de produtos em grande quantidade na nossa loja. E mesmo assim, ainda oferecemos ofertas e descontos”, ressalta o gerente.

Há 19 anos no mercado de venda de produtos para Festas e Panificação, a Panadeiro Brasil oferece hoje mais de 15 mil produtos em seu portfólio. “Nós vendemos da matéria-prima, até a embalagem de doces. Temos velas, balões, bombons até as lembrancinhas para qualquer tipo de evento. Acredito que a qualidade dos nossos produtos faz o diferencial para a procura dos nossos clientes”, finaliza ele.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/