Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Com pista molhada, favoritos confirmam título da motovelocidade do Amazonas

MANAUS – A temporada 2015 da motovelocidade do Amazonas conheceu os seus dois últimos campeões neste sábado (12), na décima e última etapa do Campeonato Amazonense de Motovelocidade, no kartódromo da Vila Olímpica de Manaus. Anderson Eduardo, na categoria MV1, e Onesmo do Vale, da MV2, confirmaram o favoritismo e ficaram com o título. A corrida noturna contou com transmissão exclusiva do canal Amazon Sat.
Com chuva, última etapa do Amazonense de Motovelocidade definiu campeões do ano. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
A última etapa de 2015 teve um ingrediente atípico: um forte temporal alagou o kartódromo da Vila cerca de meia hora antes do evento começar. A pista secou consideravelmente até o início da prova, mas os pilotos visivelmente ficaram receosos, pois treinam em condições climáticas bem distantes das condições apresentadas.
Em consequência disto, menos da metade dos pilotos da primeira categoria na pista completaram a prova. As categorias MV3 e MVF (feminino) abriram a disputa com nove pilotos. Wilton Silva fez o melhor tempo e largou na frente, mas logo perdeu a primeira colocação para Hester Castro, campeã antecipada da MVF.
Oriunda do motocross, Hester mostrou tranquilidade na pista molhada para manter a vitória até a volta final. Bruno Almeida, que largou em último lugar, conseguiu fechar a prova em segundo. Talles Iury completou o pódio, enquanto Wilton Silva ficou em 4º lugar.
Os outros cinco competidores não conseguiram completar a prova, entre eles Danny Cortez, vice-campeã da MVF. Ela abandonou a prova faltando três voltas para o fim, mas garantiu o 5º lugar por ter completado mais da metade das voltas da corrida.
A surpresa ficou por conta de Lucas Santos, campeão antecipado da MV3, que abandonou a prova logo nas primeiras voltas.
Definição dos campeões
A primeira disputa de título aconteceu na categoria MV2. Líder com 165 pontos, Onesmo do Vale precisava apenas completar mais da metade das voltas para sacramentar o título. Janderson 'Nego Bala' Santos, com 156 pontos, 'secava' o rival para ainda ter chance de título.
Mas quem largou em primeiro foi Erick Andrei, que precisava vencer a corrida para ficar com o vice-campeonato. Onesmo, que largou na terceira colocação, fez apenas uma corrida de segurança para não correr riscos de perder o troféu. No entanto, uma 'derrapada' de Onesmo na quinta volta por pouco não ameaçou a continuidade do piloto na prova.
Mas Onesmo, que corria com uma GoPro presa à moto para registrar as voltas do título, manteve-se firme e completou a prova para garantir o título. O vencedor da etapa foi Erick Andrei, que roubou a segunda colocação de Nego Bala na classificação geral.
A terceira e última categoria a entrar em ação foi a MV1. Anderson Eduardo ocupava a 1ª colocação com 184 pontos, enquanto Reginaldo Cardoso, o 'Régis Bala', ainda brigava pelo título com 177 pontos. Anderson largou em primeiro e Régis ficou em segundo, acirrando ainda mais a disputa pelo título.
Régis Bala até sentiu o gostinho da primeira posição durante a prova, mas Anderson logo recuperou a ponta e manteve a liderança até o final, sacramentando o título com mais uma etapa vencida. O novato Patrick, que estava em segundo lugar, precisou abandonar a prova faltando duas voltas para o fim e perdeu a chance de conquistar seu melhor resultado na temporada.
Desta forma, os campeões da temporada 2015 da motovelocidade do Amazonas são: Anderson Eduardo (MV1), Onesmo do Vale (MV2), Lucas Santos (MV3) e Hester Castro (MVF). O Campeonato Amazonense de Motovelocidade de 2016 deve iniciar no dia 27 de fevereiro, último sábado do mês. As outras nove etapas do campeonato também estão previstas para o último sábado dos meses seguintes.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/