Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Com Marta e Cristiane, seleção feminina joga em Manaus nas Olimpíadas de 2016

MANAUS - A Arena da Amazônia vai sediar um jogo da seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de 2016. Marta, Cristiane e cia. jogam em Manaus no dia 9 de agosto, às 21h, contra a quarta seleção do Grupo E - na qual as brasileiras são cabeças de chave. O sorteio dos grupos será realizado em meados de abril do próximo ano, quando serão definidos todos os confrontos do torneio.
Atacante Cristiane (à dir.) é uma das estrelas da seleção feminina que jogará as Olimpíadas. Foto: Rafael Ribeiro/CBF
De acordo com a Fifa, assim como ocorreu nas Olimpíadas de Londres, as seleções anfitriãs encabeçam os primeiros grupos da competição. Ao todo, são quatro grupos masculinos e três femininos com quatro seleções cada, totalizando 16 times masculinos e 12 femininos.Além do Brasil, outras cinco seleções já estão garantidas no torneio feminino das Olimpíadas: França, Alemanha, Colômbia, África do Sul e Zimbábue. Há oito vagas em aberto, sendo duas da América do Norte, duas da Ásia, uma da Europa e outra da Oceania.
A Arena da Amazônia também receberá quatro jogos do torneio masculino. As seleções do Grupo B disputarão duas rodadas duplas, uma no dia 4 de agosto e a outra no dia 7. A capital amazonense é a única cidade olímpica a não receber nenhum jogo da fase eliminatória do torneio.
Arena da Amazônia vai receber seis partidas das Olimpíadas de 2016. Foto: Divulgação/FifaNo torneio masculino, 9 das 16 vagas já estão definidas. Além do Brasil, que não jogará em Manaus, também estão garantidos Argentina, Alemanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Honduras e Fiji. Sete vagas estão em aberto, sendo três da África, três da Ásia e outra de um playoff entre Estados Unidos e Colômbia.
A Arena da Amazônia recentemente sediou dois amistosos da seleção olímpica, contra República Dominicana e Haiti nos dias 9 e 12 de outubro, respectivamente. Após os eventos, o gestor da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida, contou ao Portal Amazônia sobre o interesse em trazer a seleção feminina para Manaus. “Ainda não conversei oficialmente com ninguém, mas tinha uma mulher na equipe da CBF que veio pra cá e eu falei com ela. Ela disse que ia transmitir o interesse para a diretoria do futebol feminino”, disse, à época.
Além da seleção feminina nas Olimpíadas, Manaus também deve receber um jogo da seleção masculina em 2016 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Brasil x Uruguai, no dia 24 de março, e Brasil x Bolívia, no dia 7 de outubro, estão entre as possibilidades. Aly Almeida inclusive revelou ao Portal Amazônia que a FVO enviou um ofício para a CBF solicitando o jogo contra a Bolívia na Arena da Amazônia. Entretanto, nos bastidores, o Governo do Amazonas também articula para trazer a partida contra o Uruguai.
Para o coordenador Estadual das Olimpíadas em Manaus, Mário Aufiero,? a cidade está preparada para a competição?. "A seleção brasileira é a única previamente definida na tabela e nós já esperávamos a feminina ou a masculina para jogar na Arena da Amazônia. Para nós é uma grande satisfação e só nos deixa mais felizes".
Com a divulgação da tabela da competição, todos os jogos na Arena da Amazônia estão oficialmente confirmados no período noturno, sempre às 18h e 21h, considerando que ocorrem dois jogos por dia. Antes de jogar em Manaus, a seleção olímpica feminina disputa uma partida no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro (Engenhão).
Torneio olímpico de futebol
A competição olímpica masculina é disputada por jogadores de até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. O torneio começa no dia 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo e na sequência e as fases de quartas de final, semifinal e final, sendo que a disputa direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.
No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto, dois dias antes da cerimônia de abertura. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas de final, semifinal e final, sendo o time campeão definido no dia 19 de agosto, no Maracanã.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/