Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Com história de superação, corredor de 66 anos encerra carreira em Manaus

MANAUS - A história do corredor Pedro Panilha é um exemplo de superação. Aos 66 anos e com 12 maratonas no currículo, o amazonense encontrou no esporte o caminho para superar o alcoolismo e a depressão. Além disso, ele também mostrou que a prática de exercícios não tem idade. Entretanto, no último domingo (31), no Desafio Jungle Runners, a trajetória esportiva de 'Seu Pedro' chegou ao fim. Ele abandona uma de suas maiores paixões, a corrida, para tratar de uma artrose nos dois joelhos.Pedro Panilha é um vitorioso não só no esporte, mas também na vida. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
A despedida de 'Seu Pedro', como é carinhosamente chamado, foi o momento mais emocionante da abertura do Jungle Runners. Ovacionado no Complexo Paraíso D'Ângelo, em Manacapuru, Pedro recebeu um troféu simbólico da organização do evento e não conteve as lágrimas.
Lágrimas de alegria pelo afago dos colegas e pela história de sucesso no esporte e na vida. Mas no passado, Pedro Panilha derramou lágrimas com um significado bem diferente. Ele enfrentou a depressão e por muito tempo foi 'refém' do alcoolismo. "Eu era alcoólatra até os 30 anos e não tenho vergonha de dizer", confessa.
Com perseverança e determinação, Pedro encontrou um novo caminho de vida através do esporte. "Um dia alguém passou por mim e disse "ei, esse aí é alcoólatra". Eu não entendi nada, mas a partir daquele dia vislumbrei em Deus a importância de recomeçar minha vida. E foi na corrida que eu encontrei essa nova vida. Nunca é tarde para recomeçar", disse ao Portal Amazônia. "Ninguém é escravo de nada. Tudo deve ser dosado. Não é errado beber, o problema é que eu não tinha controle, como muitas pessoas que vejo por aí", completou.
'Seu Pedro' não conteve as lágrimas em homenagem no Jungle Runners. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
Vitorioso na vida, Seu Pedro superou o alcoolismo e a depressão para construir uma trajetória no esporte. Foram 32 anos de corrida e 12 participações em maratonas, incluindo a disputa da Meia Maratona de Roraima no ano passsado, já aos 66 anos.
Por muito tempo, o veterano amazonense batalhou contra uma artrose que afeta os dois joelhos. Agora, ele reconhece que é hora de parar. "Correr é saúde e eu estava caminhando pra uma cadeira de rodas se continuasse correndo sem tratar os dois joelhos. É melhor ajudar meus amigos de outra forma, levando pessoas para o esporte", ponderou.
Seu Pedro faria sua despedida da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre em 2015, mas os joelhos infelizmente não deixaram. Apesar disso, ele sai do esporte de cabeça erguida. "Me chamaram muitas vezes de doido quando me viam correndo de madrugada. Mas eu fazia aquilo consciente de que o esporte é a salvação, é onde está o caminho da saúde".
Pedro Panilha foi homenageado com um troféu pela organização do Jungle Runners. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
É provável que Seu Pedro coloque próteses de joelho. Mas ele espera que o seu exemplo também incentive outros idosos a praticar atividade física. "É muito fácil na vida até aos cem anos de idade começar a correr. Quem sabe um dia eu não volte? Nada é impossível. Você tem que saber aproveitar os momentos da vida".

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/