Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Com forte chuva no Acre, rio Juruá se aproxima da cota de alerta e preocupa

Com forte chuva no Acre, rio Juruá se aproxima da cota de alerta e preocupa
Nas últimas 24 horas o volume de  água do Rio Juruá aumentou consideravelmente, após as intensas chuvas que caíram em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O nível do rio que era de 9 metros, chegou a 10,98 m, nesta terça-feira (20), se aproximando da cota de alerta que é de 11,80 m. 
Foto: Gledisson Albano/Arquivo pessoal
A previsão, segundo o corpo de Bombeiros do Acre (CBAC), é de mais chuvas nos próximos dias em todos os municípios da região. Segundo o capitão Rômulo Barros, do CBAC, e de acordo com os institutos de pesquisas espaciais, nas próximas 24 horas o índice de precipitação deve ser de 25 mm, o que pode elevar ainda mais o nível do rio.

“O que nos deixa em alerta é saber que essa chuva não é localizada, atingiu também a região Sudoeste do estado, onde têm grandes afluentes do Juruá, como é o caso dos rios Moa e Paraná dos Mouras, que despejam grande quantidade de água no Rio Juruá. Então, certamente, atingiremos a cota de alerta nas próximas 24 horas”, disse o capitão em entrevista ao G1 Acre.

No início deste mês [novembro], o rio Juruá já tinha chegado ao nível de 10,87 metros e, depois de uma intensa vazante, voltou a subir esta semana chegando a maior cota para o período dos últimos 10 anos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/