Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Com 113 km, Challenge Amazônia abre temporada do triatlo em Manaus

MANAUS - Um desafio no coração da maior floresta tropical do planeta. É o que aguarda os atletas no Challenge Amazônia, evento de triatlo que acontece no dia 20 de março, em Manaus. Com percurso total de 113 quilômetros, as provas de natação e corrida acontecem na Ponta Negra, enquanto o percurso de ciclismo parte da Ponta Negra e chega até a Ponte Rio Negro.
Praia da Ponta Negra é o palco tradicional de competições de triatlo em Manaus. Foto: Mauro Neto/Sejel-AM
Com dois milhões de habitantes, Manaus consegue, como poucas cidades no mundo, aliar a preservação da floresta a um alto desenvolvimento econômico. E a largada do 'Meio Ironman' não poderia ser num lugar melhor: a praia da Ponta Negra, um dos mais famosos cartões-postais da Região Norte.
Banhado pelo rio Negro, o local é ideal para a primeira etapa da prova: 1,9 mil metros de natação. Depois, os atletas seguem de bicicleta para duas voltas de 45 quilômetros cada. Uma das experiências do trajeto é pedalar na Ponte Rio Negro, a segunda maior ponte fluvial do mundo, com 3.595 metros de extensão.
De lá, os atletas podem desfrutar de uma das mais belas vistas do rio. E de volta à Ponta Negra, os competidores encaram os 21 km de corrida em percurso plano, com três voltas no percurso das adjacências da praia.Temporada aberta
O percurso da prova totaliza 113 quilômetros. O evento tem a chancela da Federação de Triatlo do Amazonas (Fetriam). O presidente da entidade, Antônio Neto, disse ao Portal Amazônia que este será o segundo evento do calendário local em 2016. O primeiro é um curso de árbitros que acontece na Vila Olímpica de Manaus nesta sexta (12) e sábado, com inscrições abertas na Vila pelos valores de R$ 30 e R$ 15.
Ainda de acordo com o presidente, cerca de 400 atletas devem participar do Challenge Amazônia, sendo 80% de fora do Estado. "A maioria dos atletas não conhece Manaus. Isso eleva o nome da cidade e também o conhecimento pessoal", disse Antônio Neto, que também espera a presença de atletas que brigam por vaga nas Olimpíadas no evento.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/