Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Campeonato amazonense de Wrestling Sênior vale vaga para o Brasileiro

Campeonato amazonense de Wrestling Sênior vale vaga para o Brasileiro
Seletiva levará atletas para competição nacional. Foto: Emanuel Siqueira
A nata da luta olímpica do Amazonas tem encontro marcado na Vila Olímpica de Manaus neste sábado (18), partir das 10h. Trata-se do Campeonato Amazonense de Wrestling Sênior 2017, que promete um show de técnica no tapete e ainda servirá como seletiva para formação da equipe que representará o Estado no Brasileiro da modalidade, dias 10 e 11 de março, no ginásio do Cefan, no Rio de Janeiro.

A categoria Sênior é a que reúne os atletas adultos, ou seja, a elite do wrestling. Segundo o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (FALLE), Waldeci Silva, são esperados aproximadamente 80 atletas para competir em oito categorias de peso do masculino (57 kg, 61 kg, 65 kg, 70 kg, 74 kg, 86 kg, 97 kg e 125 kg) e cinco do feminino (48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg e 69 kg).

As inscrições custam R$ 80 e podem ser feitas até as 18h de sexta-feira (17). A pesagem acontece também na sexta-feira, das 18h às 19h30, no CT de wrestling da Vila Olímpica de Manaus – a tolerância é de 2 kg.

Entenda a modalidade

A luta olímpica atualmente é dividida em três estilos: greco-romano, livre masculino e luta feminina. Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. Cada estilo possui ainda duas categorias não olímpicas.

O objetivo é comum aos três estilos: imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras como Touché e Pin também são utilizadas para denominar o golpe. Caso nenhum dos dois atletas consiga executar o golpe que encerra a luta, a decisão será feita de acordo com a pontuação acumulada ao longo dos dois rounds de três minutos.

Estilo livre masculino

No estilo livre masculino é permitido o uso das pernas para defender e atacar. Se um dos atletas conseguir abrir vantagem de 10 pontos, ele será declarado vencedor por superioridade técnica. As categorias olímpicas são 57 kg, 65 kg, 74 kg, 86 kg, 97 kg e 125 kg. As categorias não olímpicas são 61 kg e 70 kg.

Luta feminina

A luta feminina é equivalente ao estilo livre masculino. Logo, o uso das pernas para defender e atacar é permitido. É a única categoria disputada pelas mulheres e entrou no cronograma olímpico na edição de 2004, em Atenas.  As categorias olímpicas são 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg e 75 kg. As categorias não olímpicas são 55 kg e 60 kg.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/