Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Câmara dos Deputados homenageia 50 anos da Zona Franca de Manaus

Câmara dos Deputados homenageia 50 anos da Zona Franca de Manaus
Uma sessão solene promovida na manhã desta terça-feira (14) pela Câmara dos Deputados, em Brasília, homenageou os 50 anos de implantação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A sessão, proposta pelos deputados federais representantes do Estado do Amazonas, Conceição Sampaio e Pauderney Avelino, contou com a participação da superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Garcia, de outros parlamentares da Casa e de representantes de órgãos públicos e entidades de classe.
Parlamentares destacaram a importância do modelo para a economia da região (Foto:Gilmar Felix/Câmara dos Deputados)
Em seu pronunciamento, a superintendente Rebecca Garcia agradeceu, inicialmente, a homenagem prestada à instituição e todo o apoio da bancada federal da Amazônia na defesa dos pleitos de interesse da Suframa e do modelo ZFM. Ela destacou ainda que, apesar da rica história da Zona Franca de Manaus, com diversos desafios superados e conquistas registradas, o modelo deve ser repensado, de forma a avançar a partir da geração de conhecimento e de novas possibilidades de industrialização com uso de matérias-primas regionais.

"A história da Zona Franca de Manaus se confunde com a história do desenvolvimento do Estado do Amazonas e da Amazônia Ocidental. Hoje temos um parque industrial consolidado, com mais de 85 mil empregos diretos, mas o importante é olhar para frente. Precisamos de produtos industrializados a partir da Zona Franca Verde, o que irá nos colocar em condições de competir mais fortemente nas próximas décadas", disse a dirigente.

A deputada Conceição Sampaio afirmou que o Brasil precisa olhar igualmente para todas as suas regiões e reconheceu também o esforço de todas as pessoas que prestaram contribuições aos 50 anos da Zona Franca de Manaus.

"A ZFM, mesmo com algumas dificuldades, demonstra sucesso e promove a integração produtiva e social do País, garantindo a soberania nacional. A Zona Franca é prova do desenvolvimento com preservação da floresta. Com futuro promissor e com a prorrogação, existe muito a ser feito. Precisamos aproximar a indústria do Interior, levando mais empregos para essas regiões", disse, apontando ainda a resolução do impasse envolvendo a estrada BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), como um dos pontos críticos para o aprimoramento da gestão do modelo.

O deputado Pauderney Avelino reconheceu a importância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento do Estado do Amazonas e disse que, passadas cinco décadas, muitos objetivos e benefícios foram atingidos a partir da atuação da Suframa.

"A ZFM abriga um dos principais parques industriais do País. Ela integra a região e seus benefícios chegam a todos, justificando sua prorrogação até 2073. O que precisamos agora é aprimorar a evolução do modelo tendo em vista as demandas da Amazônia", disse Avelino.Ele destacou, em especial, os nomes de Paulo Pereira da Silva (responsável pela aprovação da base para o Decreto-Lei nº 288/1967) e de Bernado Cabral (promotor da constitucionalização da ZFM) como grandes personagens da história do modelo.

Por fim, o deputado Alfredo Nascimento, que atuou como superintendente da Suframa entre março de 1991 e agosto de 1992, destacou alguns desafios enfrentados pela ZFM como a diminuição de empregos e defendeu a autonomia administrativa da autarquia."Há 25 anos eu era superintendente da autarquia e naquele tempo envidamos esforços para melhorar a infraestrutura de transporte do Polo Industrial de Manaus e promover as exportações, inclusive lutamos também pela interligação da BR-319. Sigo à disposição da ZFM para colaborar", afirmou Nascimento.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/