Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Brasileiros que estão na Venezuela já podem retornar ao Brasil

Brasileiros que estão na Venezuela já podem retornar ao Brasil
Fronteira Brasil-Venezuela em Roraima. Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Brasileiros que ficaram no país de Nicolás Maduro após o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela, têm o retorno garantido ao território brasileiro. Vários turistas estavam impedidos de voltar ao Brasil pela fronteira entre os dois países desde o último dia 13. A informação foi confirmada por meio de nota ao Portal Amazônia pelo Itamaraty.

"O Ministério das Relações Exteriores informa que, em função das gestões realizadas por meio da Embaixada do Brasil em Caracas e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, as autoridades venezuelanas abrirão a fronteira para os turistas brasileiros que desejarem voltar para o Brasil, todos os dias, às 14h, enquanto durar o fechamento da fronteira determinado pelo governo da Venezuela", diz a nota.

A garantia veio após reunião, realizada no início da tarde desta segunda-feira (19), entre diplomatas brasileiros e venezuelanos com membros da Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais de Roraima (Seai-RR) no vice-consulado do Brasil em Santa Elena do Uiarén, na Venezuela.

"Os brasileiros que se encontram na região de fronteira e desejam retornar ao Brasil devem procurar o Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, para incluir seus nomes na lista que será entregue às autoridades venezuelanas de fronteira", finaliza a nota.

De acordo com informações da Seia-RR, a reunião foi uma decisão da governadora Suely Campos, que determinou a ida de uma comissão da secretaria para negociar o resgate de turistas brasileiros presos no país vizinho. Segundo o Itamaraty, negociações da chancelaria brasileira em Caracas foram importantes para o bom resultado da reunião.

Para cruzar a fronteira em segurança, os brasileiros devem fazer contato com a Seia-RR, pelo fone +55 95 99146 9977, ou pelo número da Venezuela 0414 845 8850, para colocar o nome na lista e depois se apresentar às 14h para a Guarda Venezuelana, no Fuerte Roraima, localizado em frente à estrada que dá acesso ao aeroporto de Santa Elena de Uairem, para que a passagem seja efetuada.

“É importante seguir esse procedimento para atravessar a fronteira em segurança. Nosso governo tem conversado diariamente com autoridades venezuelanas desde o agravamento dessa crise que culminou com o fechamento da fronteira, para garantir assistência aos brasileiros, sejam aqueles que estavam a turismo na Venezuela como os residentes no país que queiram regressar para o Brasil”, disse Suely Campos.

Segundo o Governo de Roraima, nesta segunda-feira (19), estão prontos para atravessar a fronteira 35 turistas, que estavam retidos em Santa Elena desde o fechamento da fronteira com o Brasil no dia 13 deste mês.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/