Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Brasil pode perder certificação internacional de eliminação do sarampo por causa do Amazonas

Brasil pode perder certificação internacional de eliminação do sarampo por causa do Amazonas
O Brasil corre o risco de perder a certificação internacional de eliminação do sarampo. O alerta do Ministério da Saúde levou o governo do Amazonas a iniciar a preparação de uma grande campanha de vacinação contra a doença.

Ainda não foi divulgada a data do início da campanha, mas os postos de saúde do estado possuem doses disponíveis para a população.

No ano passado, o Brasil registrou 10.302 casos de sarampo. Metade dos municípios do Amazonas não alcançou a meta mínima de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A situação também é preocupante em Roraima e no Pará. A suspeita é de que a migração de venezuelanos possa ter aumentado a circulação do vírus causador do sarampo pela região.

Este ano, a capital amazonense já registrou oito casos suspeitos da doença.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Conscientização 

Uma das estratégias de prevenção têm sido o reforço da conscientização, especialmente nas escolas.

A rede pública municipal de ensino exige, além da cópia da caderneta de vacinação, uma declaração de cartão de vacina atualizada, certificada por profissional de saúde. O prazo para entrega do documento vai até o dia 31 de maio. O Conselho Tutelar será acionado caso o comprovante não seja apresentado pelos pais nas escolas.

O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente a imunização contra o sarampo. A primeira dose da vacina é dada aos 12 meses de idade e, a segunda dose, entre os 15 e os 24 meses.

Quem não tiver sido imunizado nessa idade, pode tomar 1 dose da vacina em qualquer fase da vida, sem necessidade de reforço.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/