Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Brasil estreia contra Cuba em torneio internacional de handebol feminino, em Belém

Brasil estreia contra Cuba em torneio internacional de handebol feminino, em Belém
A Seleção Brasileira de Handebol Feminino estreia contra Cuba, dia 1° de dezembro, às 18h45, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém. O jogo faz parte da programação do II Torneio Quatro Nações de Handebol, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBH) e Federação Paraense de Handebol, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel). O Brasil enfrentará ainda o Uruguai, no dia 2, e a Eslováquia, no dia 3. Os jogos serão transmitidos pela SporTV.

Os ingressos serão trocados por alimentos não perecíveis em dez postos espalhados pela capital paraense, no período de 28 a 30 deste mês. O torneio traz de volta às quadras uma Seleção Brasileira renovada após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando foi eliminada nas quartas de final pelas holandesas.

Seleção Brasileira estreia contra Cumba em Belém. Foto: Divulgação

Segundo informações do site da CBH, a goleira Bárbara Arenhart, a Babi, aponta o Torneio como um aquecimento para competições oficiais. "Eu acredito que o mais importante agora nesse primeiro momento é usar este torneio pra que nós comecemos a familiarizar as jogadoras recém-chegadas com o estilo de jogo e filosofia de trabalho. Vai ser um torneio interessante, com três equipes com estilos de jogo diferentes umas das outras e eu acho que para nós será muito importante já começar a treinar e a colocar em prática coisas novas em jogos oficiais. O trabalho agora tem que ser focado em nós, mas vai ser muito legal iniciar este ciclo perto da nossa torcida, dentro da nossa casa", destacou a goleira. 

A Seleção Brasileira é campeã mundial. O título foi conquistado em 2013 por uma geração que fez história na modalidade sob o comando do técnico Morten Soubak. A medalha olímpica não saiu, mas ajudou a popularizar a modalidade pelos quatro cantos do País. No Pará, o handebol vive uma fase de interiorização e grande crescimento. Em 2014, por ocasião dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), a professora Lúcia Martins, presidente da Federação Paraense de Handebol e árbitra na programação dos Jogos, disse que 31 equipes disputam o certame, que em função da grandiosidade realiza as partidas por regiões para não deixar ninguém de fora. “Estamos em fase de ascensão. Eu acredito que superado o sucesso do futebol, do voleibol, agora chegou a hora do handebol”, festeja a professora.

Dois jovens atletas paraenses são destaques no handebol brasileiro: Rogério Morais, “Rogerão”, 22, natural de Abaetetuba, e Marcos Vinicius, de Tailândia. Os dois atuam fora do Estado. Vale lembrar que o talento de “Rogerão” foi revelado pelos Jogos Abertos de 2013. O rapaz atuou pelo seu município e em seguida foi para o time do FAB/Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, e mais recentemente foi contratado pelo Kieel, o melhor time de handebol da Alemanha, segundo Lúcia Martins.

Partidas acontecem no Estádio Mangueirinho. Foto: Divulgação

Interiorização

O sucesso do handebol paraense tem o mérito pessoal dos atletas, mas também deve muito ao trabalho desenvolvido pela federação, que investiu na organização das equipes pelo interior e intensificou a prática da modalidade nas escolas. “Handebol tem custo baixo, as regras são de fácil assimilação e pode ser praticado em quadras comuns das escolas públicas ou particulares”, disse a professora Lúcia Martins.

Seleção

A Seleção Brasileira começa uma nova jornada em Belém do Pará, a partir de quinta-feira, 24, com treinamentos visando à disputa do II Torneio Quatro Nações. “De cara nova, o Brasil vem diferente. Com a saída de atletas que fizeram história nos ciclos anteriores, o técnico Morten Soubak teve que renovar boa parcela do grupo, dar oportunidade a jogadoras que já faziam parte do trabalho e que agora podem ganhar mais espaço”, diz reportagem do site da CBH. 

Ingressos 

Os ingressos para o II Torneio Quatro Nações de Handebol Feminino serão trocados por um quilo de alimento não perecível em dez pontos nos dias 28, 29 e 30 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nos dias dos jogos só haverá troca caso haja sobra de ingressos. Os ingressos valem à rodada dupla. Seis mil ingressos serão disponibilizados. Toda arrecadação será doada a instituições beneficentes da capital. 

Credenciamento
 
Os veículos de imprensa interessados em acompanhar o II Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol já podem fazer o credenciamento de seus profissionais pelo e-mail . O envio dos dados pode ser feito até o dia 29 de novembro, às 17h. As credenciais só serão aprovadas mediante envio das seguintes informações: nome, veículo de comunicação, função dos profissionais, e-mail, telefone e registro profissional (MTB).
Programação:

Quinta-feira (1)
16h - Uruguai x Eslováquia
18h45 - Brasil x Cuba
Sexta-feira (2)
19h - Eslováquia x Cuba
21h30 - Brasil x Uruguai
Sábado (3)
11h - Brasil x Eslováquia
13h - Cuba x Uruguai

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/