Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Brasil adere a esforço global pela conservação

Brasil adere a esforço global pela conservação
Foto: Divulgação/MMA
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou em Cancun, no México, a adesão do governo brasileiro ao Desafio de Bonn e à iniciativa 20x20, com uma contribuição voluntária do país de restaurar, reflorestar e promover a regeneração natural de 12 milhões de hectares até 2030 para múltiplos fins. Os ministros Sarney Filho e Blairo Maggi (Agricultura) chegaram a esse entendimento durante a Convenção das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 13), que está sendo realizada no México.

Com o objetivo de dar maior escala aos esforços brasileiros de adaptação à mudança do clima, orientados pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), Sarney Filho anunciou, na plenária da COP 13, que serão implementados, até 2030, ao menos 5 milhões de hectares de sistemas agrícolas que combinem agricultura, pecuária e floresta. Essas contribuições brasileiras serão contabilizadas desde 2005.

A contribuição voluntária do Brasil à Iniciativa 20x20 também inclui a recuperação de 5 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2020, assim como outras tecnologias que visam ao aumento da resiliência da agricultura brasileira às mudanças do clima.

Desenvolvimento sustentável

Para Sarney Filho, “a adesão do Brasil mostra que os dois ministérios estão  alinhados e atuando juntos na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, como já ocorreu na ratificação do Acordo de Paris sobre a mudança do clima”.

O ministro Blairo Maggi afirmou que “o engajamento do Brasil ao Desafio de Bonn e à Iniciativa 20x20 é bem-vindo, pois atrai novos investimentos e reforça as ações que o Brasil já vem desenvolvendo para adaptar sua agricultura à mudança do clima.”

De acordo com nota assinada pelas duas pastas, as iniciativas reforçam prioridades nacionais na área de  segurança hídrica, alimentar e também colaboram para o cumprimento das metas internacionais de mudanças do clima e biodiversidade.

Sarney Filho esclarece, ainda, que a iniciativa brasileira incluirá medidas que o país planeja adotar na implementação de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), dentro do Acordo de Paris sobre o Clima, ratificada pelo governo brasileiro em setembro de 2016.

Desafio de Bonn

O Desafio de Bonn é um esforço internacional não vinculante de recuperação da paisagem florestal para restaurar 150 milhões de hectares de áreas desmatadas ou degradadas até 2020, e uma extensão adicional de 200 milhões de hectares até 2030. Foi lançado durante mesa redonda em Bonn, na Alemanha, em setembro de 2011. Essa recuperação pode ocorrer com espécies nativas e exóticas, com restauração assistida ou natural, e tem como objetivo resgatar a funcionalidade ecológica e promover o bem-estar humano na paisagem.

A Iniciativa 20x20 é uma plataforma que visa à recuperação de 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe. A proposta prevê a recuperação e conservação de solos produtivos, a integração de sistemas agrícolas, bem como o engajamento de investidores para financiar as atividades dessa iniciativa.

A 20x20 também apoia esforços para recuperar funções e processos ecológicos (conservação e recuperação de biodiversidade, recursos hídricos, ciclos biogeoquímicos e solos), por meio de integração da lavoura, da pecuária e da floresta e de outros usos das terras sustentáveis. Dessa forma, o objetivo é tornar as paisagens mais aptas para a agricultura e a produção de serviços ambientais.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/