Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Bolívia decreta emergência nacional por escassez de água

Bolívia decreta emergência nacional por escassez de água
Governo distribui água nos bairros de La Paz. Foto: Reprodução/ABI
O presidente da Bolívia, Evo Morales, decretou nesta segunda-feira (21) emergência nacional pela escassez de água causada por uma prolongada seca e pediu que todos estejam preparados para uma maior contingência. A falta d'água afeta várias regiões do país da Amazônia Internacional. Após comandar uma reunião do gabinete de emergência, o presidente disse que o governo nacional e os prefeitos estão autorizados a priorizar recursos estatais para lidar com a situação.

"É preciso estar preparado para o pior", afirmou Evo em entrevista coletiva, uma semana após a administradora estatal de água em La Paz anunciar cortes drásticos no abastecimento. Os reservatórios que abastecem a cidade estão quase secos.
Governo distribui água nos bairros de La Paz. Foto: Reprodução/ABI
Os cortes no abastecimento se intensificaram desde o domingo (20) e se estenderam para a cidade vizinha de El Alto. A emergência abrange boa parte de La Paz. Os bairros mais afetados receberão três horas de água a cada três dias, segundo o novo plano. O governo anunciou que haverá mais caminhões-pipa para distribuir água.

La Paz e outras cidades do oeste boliviano se abastecem em reservatórios que ficaram quase secos por causa do fenômeno climático El Niño, que destruiu colheitas e afetou o gado. O serviço de meteorologia nacional informou que não se esperam chuvas até os primeiros dias de dezembro.

Solução a curto prazo

Nesta terça-feira (22), Morales garantiu que já existe uma solução a curto prazo para a falta de água potável na capital do país. Após realizar um sobrevoo com especialista nos arredores da cidade, o presidente apontou a lagoa Kasiri como uma medida paliativa. "Os técnicos avaliaram que a lagoa tem boas condições. Ela seria uma solução a curto prazo para La Paz", disse o presidente.
Evo Morales visita a lagoa Kasiri. Foto: Reprodução/ABI 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/