Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Belém decreta situação de emergência com chegada de índios venezuelanos

Belém decreta situação de emergência com chegada de índios venezuelanos
A prefeitura de Belém decretou situação de emergência social na cidade em razão do processo migratório de índios venezuelanos da etnia Warao para a capital paraense. A previsão é de que a medida seja assinada pelo prefeito Zenaldo Coutinho nesta terça-feira (17).

Outras capitais da Amazônia tomaram medida semelhante. É o caso de Manaus, em maio do ano passado, que prorrogou o prazo de vigência da situação emergencial em setembro, por mais 180 dias.

Em Roraima, o governo do estado chegou a decretar situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional nos municípios de Pacaraima e Boa Vista.

Sem detalhar a proposta, a prefeitura de Belém alega que a expectativa é de que o decreto garanta recursos futuros.

Ao se pronunciar em nota sobre o assunto, o Executivo local alega que todos os indígenas Warao receberam atendimentos em saúde.

Ainda segundo a prefeitura, as crianças até 10 anos foram inseridas em projeto pedagógico desenvolvido pela secretaria de Educação; e esse será um dos pontos a serem apresentados pela prefeitura em reunião que acontece  nesta terça-feira (17) em conjunto com o governo estadual e Ministério Público Federal.
De acordo com o último levantamento da prefeitura, 208 índios venezuelanos vivem em Belém.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/