Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Pará é referência na Região Norte

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Pará é referência na Região Norte
Salvar a vida de pessoas que precisam de um transplante de medula óssea. Essa é a missão do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). O serviço é referência na região Norte. As bolsas de sangue de cordão umbilical e placentário, ricas em células tronco, são processadas e armazenadas até que um receptor compatível seja localizado.

A biomédica Mariana Cunha, do Hemopa, informa que desde 2011, ano de inauguração do banco, 1.027 bolsas de sangue de cordão umbilical e placentário foram coletadas e 636, liberadas para transplante; atualmente, 761 estão congeladas. A capacidade é de armazenar 3,6 mil amostras. A validade das bolsas é indeterminada, pois são elas conservadas a -196ºC em nitrogênio líquido.

“Hoje as bolsas são coletadas na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci. As mães são abordadas no pré-parto e informadas sobre a possibilidade de doação. O material é transportado até o Hemopa, onde é feita a pesagem, a celularidade é contada e a sorologia é testada, para garantir a qualidade”, explica a biomédica. Quando há possibilidade de atendimento, o Sistema Único de Saúde (SUS) promove a viabilidade do enxerto em centros do sudeste do país.

Os dados genéticos dos materiais coletados no Pará fazem parte da lista nacional da Rede Brasil Cord, que foi criada pelo Ministério da Saúde em 2004 para ampliar esse serviço no país e aumentar as chances de quem precisa encontra doador compatível.

Atualmente o setor passa por uma rigorosa avaliação de qualidade feita pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular e pela Associação Americana de Bancos de Sangue. “Em setembro o Hemopa foi recertificado por essas duas associações como um dos melhores hemocentros do mundo. Agora, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical passa pela mesma avaliação. O que o Hemopa faz de forma macro este setor faz em menor escala, porque aqui temos os mesmos procedimentos, mas focados na coleta do material específico”.

Em respeito à Resolução RDC 56, de 16 de dezembro de 2010, o anonimato de doadoras e receptores deve ser preservado. Os benefícios do tratamento foram amplamente divulgados no país em 2000, na novela “Laços de Família”, em que a personagem principal, Camila (Carolina Dieckmann), tinha leucemia. No fim da trama, ela é salva por ter recebido a doação proveniente da irmã caçula. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) registrou 149 novos cadastramentos depois da novela, 130 a mais do que era feito por mês, em média.

A doação pode ser feita por gestantes com idade acima de 18 anos e que tenham, no mínimo, duas consultas pré-natais documentadas; idade gestacional igual ou superior a 35 semanas; bolsa rota (rompida) há menos de 18 horas; trabalho de parto sem anormalidade; e ausência de processo infeccioso ou doença durante a gestação que possa interferir na vitalidade placentária.

Serviço

O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. Funcionamento para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 0800 280 8118, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/