Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Área de reprodução de gaivota ganha apoio da Operação Verão

Área de reprodução de gaivota ganha apoio da Operação Verão
Cerca de 1.500 ovos de gaivota que começaram a desova em maio na Praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste paraense, ganharam mais uma estratégia de proteção neste final de semana, com a instalação da Zona de Exclusão de Veículos Automotores, uma das inovações da Operação Verão 2018, realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Os ovos são protegidos pela Associação de Surf e Proteção Ambiental de Salinópolis, fundada em 2006 pelo morador Antônio Paulo da Conceição, com o objetivo de proteger áreas ambientais, e hoje conta com 70 surfistas associados.


Foto: Divulgação

Espaço ambiental


Localizado após a área conhecida como pedral, escolhida para prática de modalidades aquáticas, o santuário é cercado por bandeiras brancas para demarcar o espaço ambiental e impedir o acesso de curiosos, deixando os ovos mais seguros.

Com o objetivo de dar mais proteção ao santuário, a Segup inseriu o projeto de proteção da espécie na Operação Verão 2018, já que a área está incluída na Zona de Exclusão de Veículos Automotores, que impede a circulação de veículos na área depois do pedral, na Praia do Atalaia.

“A Zona de Exclusão, criada pelo Sistema de Segurança, vai proteger esse santuário de aves, porque entendemos que o nosso trabalho também envolve questões ambientais”, destacou o coronel André Cunha, secretário adjunto de Gestão Operacional e coordenador da Operação Verão. Ele pediu à população que não chegue perto dos ovos espalhados pela área, nem mesmo de quadriciclo.

Para Ronaldo Nóbrega, vice-presidente da Associação de Surf e Proteção Ambiental, o apoio da Segup é muito importante, porque além de oferecer proteção ao santuário reforça um projeto já realizado há muitos anos.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/