Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Após apagão, governo fecha escolas e dispensa trabalhadores na Venezuela

Após apagão, governo fecha escolas e dispensa trabalhadores na Venezuela
O governo de Nicolás Maduro suspendeu nesta sexta-feira (8) todas as atividades em escritórios e escolas do país após uma grande falta de energia atingir boa parte do território venezuelano.

Nesta quinta-feira (7), diversos jornais e usuários de redes sociais relataram falta de energia em várias cidades do país. De acordo com a imprensa local, pelo menos 21 bairros de Caracas e 15 dos 23 estados foram afetados.  
Foto: Divulgação/Ansa
Maduro denunciou que o blecaute é parte da "guerra elétrica" anunciada e dirigida pelo imperialismo dos Estados Unidos contra o povo.

A empresa estatal de energia Corpoelec, por sua vez, alegou em sua conta no Twitter que o apagão foi ocasionado devido a uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, localizada no leste da Venezuela. "Sabotaram a geração em Guri...Isso faz parte da guerra elétrica contra o Estado. Não vamos permitir isso! Estamos trabalhando para recuperar o serviço", escreveu a companhia.

A luz foi cortada na capital venezuelana por volta das 16h50 (horário local). Após quase oito horas de blecaute, alguns pontos da região leste de Caracas já voltaram a ter energia. No entanto, boa parte do país ainda permanece no escuro.

A falta de eletricidade na Venezuela é frequente, principalmente porque a economia está em colapso em decorrência da crise política, econômica e humanitária que atinge a nação.

ONU

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos anunciou nesta sexta-feira (8) que enviará uma delegação com cinco pessoas à Venezuela para analisar a crise humanitária no país. A visita está prevista para acontecer entre 11 e 22 de março.

Esta será uma missão preliminar para preparar uma possível visita da alta comissária, a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet. O objetivo é que a chilena tenha acesso irrestrito a todas as pessoas e lugares.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/