Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Após alerta de ventania, Manaus registra mais de vinte ocorrências


Na Avenida Autaz Mirim, fiação tombou sobre a pista. Foto: Manaustrans/Reprodução

MANAUS - Tombamento de árvores, destelhamento de casas e uma embarcação virada são o resultado da ventania que atingiu a capital do Amazonas na tarde desta quinta-feira (18). O Corpo de Bombeiros registrou 18 quedas de árvores e a Defesa Civil de Manaus, quatro ocorrências. A velocidade do vento chegou a 66 quilômetros por hora (km/h) em alguns bairros. Não houve vítimas.Por volta de 12H, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) emitiu um alerta à Defesa Civil de Manaus sobre uma linha de instabilidade visualizada por satélite 100 Km a leste de Manaus. A velocidade de deslocamento do sistema era de 55 km/h e chegaria a Manaus entre 12h e 14h e poderia provocar pancadas de  chuva forte acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento.Na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada entre as Avenidas Mário Ypiranga e Maceió, na Zona Centro-Sul,  o acumulado de chuva foi de 0,4 milímetros. A maior rajada de vento registrada pela estação foi de aproximadamente 61,6 km/h entre as 12h e 13h.De acordo do Sipam, por volta das 13h, foram registrados ventos com velocidade de 66 km/h na estação meteorológica do Aeroporto Intencional Eduardo Gomes, de 55 km/h no aeroporto de Ponta Pelada e de 61 km/h na Estação do órgão.A primeira ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros foi às 12h31, quando uma canoa, a 200 metros da margem do rio, com quatro crianças e dois adultos, virou próximo a um estaleiro no bairro Puraquequara, na Zona Leste. De acordo com a corporação, antes do socorro chegar, as pessoas conseguiram sair da água usando a embarcação para flutuar.
Na rua T5 uma árvore caiu sobre um ônibus. Foto: Manaustrans/Reprodução

Na rua T5, bairro Compensa 2, Zona Oeste, uma árvore tombou atingindo a fiação elétrica e ônibus bloqueando a via. O Corpo de Bombeiros precisou acionar a Eletrobrás para suspender o fornecimento de energia elétrica no local. Ninguém ficou ferido.
Na Avenida Coronel Teixeira, uma faixa da pista no sentido Centro ficou bloqueada. Foto: Manaustrans/Reprodução

Na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, Zona Oeste, uma árvore do canteiro central caiu sobre a pista e interditou uma faixa no sentido Centro. Na Avenida Autaz Mirim, cabos de energia e de telefonia caíram sobre a pista.A Divisão de Resposta (Diresp) da Defesa Civil de Manaus registrou quatro ocorrências, sendo dois tombamentos de árvores e dois destelhamentos de casas. Uma das árvores tombou no bairro Armando Mendes, Zona Leste, e outra no Monte das Oliveiras, Zona Norte. Segundo o chefe da Diresp, Altaci Gomes, até esta tarde, as equipes do órgão estão atuando no local para verificar o grau de risco aos moradores e acionar as equipes de corte e retirada.Ainda no Armando Mendes, foi registrado o destelhamento de uma casa na rua Rosa Branca. Outro caso parecido ocorreu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, também na Zona Norte.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/