Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Após 16 dias perdidos na selva, homens são resgatados em Roraima


Foto: Divulgação/Agência AcreBOA VISTA - Os agricultores Manoel Jakson de Jesus, vulgo Pototi, 36 anos, e Ezequias Carneiro da Silva, 20 anos, foram localizados na manhã desta quarta-feira, dia 18, após passarem 16 dias perdidos na mata no município de Rorainópolis, região sul de Roraima.De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Francisco de Assis que coordenou as ações de busca, os dois foram encontrados próximo ao rio Alalau, na divisa com o estado do Amazonas. Pototi e Ezequias moram em uma vicinal na Vila do Judiá e no dia 2 de novembro saíram para caçar e retornaram no mesmo dia, quando foi no dia seguinte, saíram novamente e desde então desapareceram.Após serem dados como perdidos, moradores da região iniciaram as buscas sem obter sucesso. Somente três dias depois, os bombeiros da Companhia de Preservação Ambiental de Rorainópolis foram comunicados do fato e passaram a coordenar as ações de busca com o apoio de policiais militares.
Conforme explicou o tenente De Assis, durante os 16 dias de operação, foram empregados nove índios, 23 mateiros da Vila do Jundiá, seis policiais militares e 11 bombeiros. “As equipes eram montadas com cerca de 15 pessoas, sendo três bombeiros, dois policiais, mateiros e índios. Cada equipe passava quatro dias realizando buscas”, declarou.
De acordo com o oficial, as equipes fizeram buscas ao longo do trecho da BR-431, passando por vários lotes do lado esquerdo e direito. “Os lotes do lado esquerdo da BR vão até o limite da terra indígena Waimiri Atroari, onde adentramos por cerca de 10km realizando as buscas. Nessa região encontramos pistas de um acampamento feito por eles no segundo dia”, explicou. 
Na manhã desta quarta-feira, os perdidos localizaram um picadão usado pelos índios da região e seguiram por ele até certo ponto, onde ouviram o barulho de um barco próximo a aldeia dos indígenas, identificada como aldeia Alalau. Os agricultores pediram ajuda dos índios que já estavam sabendo do desaparecimento deles e os resgataram próximo ao rio Alalau. 
Da aldeia, os índios comunicaram a localização dos perdidos por telefone via satélite e , no final da manhã desta quarta-feira, os bombeiros foram até o rio Jauaperi, no final da BR-431, conhecida por estradinha, e receberam os perdidos.
Durante os 16 dias que passaram na mata, os dois se alimentaram de animais e peixes. Apesar de estarem muito debilitados e cansados, eles recusaram atendimento médico e foram direto para suas casas reencontrar suas famílias.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/