Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Amazonas tem mais 190 casos notificados de sarampo

Amazonas tem mais 190 casos notificados de sarampo
O Amazonas já registrou 192 casos notificados de sarampo, sendo 183 em Manaus e 09 no interior do estado (02 em Humaitá, 01 em Anori, 01 em Beruri, 01 em Itacoatiara, 01 em Itapiranga, 01 em Iranduba, 01 em Manacapuru e 01 em São Gabriel da Cachoeira). Os dados constam do 3.º Boletim Epidemiológico, expedido pela Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo, divulgados nesta quarta-feira (11) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam).

Até o momento, são 06 casos já confirmados na capital e 02 descartados (01 em Manaus e 01 em Anori). Seguem em investigação 184 casos. Todos os casos confirmados foram através de critério laboratorial. Aproximadamente 65% dos casos notificados são crianças menores de cinco anos e 42% em adultos de 20 a 49 anos.

Campanha de Vacinação

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, ressaltou a importância da vacinação, como a única forma de prevenção ao Sarampo. Segundo ele, neste sábado (14/04), todos os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), unidades da rede estadual de saúde, estarão abertos para a campanha de imunização que ocorre em Manaus, o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.

O público alvo da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são crianças a partir de seis meses de idade a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) . “Vamos estar com toda a rede de CAICs aberta, das 8 às 17h, para vacinar as crianças. É importante que os pais estejam atentos e levem os filhos que ainda não foram vacinados”, apelou o secretário.

Busca Retrospectiva

A FVS informou que, até o fechamento do 3º Boletim Epidemiológico, foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos,  aproximadamente 129.028 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 19 notificações de casos suspeitos de Sarampo.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/