Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Amazon Sat transmite corridas noturnas de motovelocidade e kart em Manaus

MANAUS - O Amazon Sat tem uma novidade especial para o dia do aniversário de Manaus. O canal do esporte na Amazônia vai realizar a primeira transmissão de uma corrida noturna de kart e motovelocidade na Região Norte. A 6ª etapa do Campeonato Amazonense de Kart e a 9ª etapa do Amazonense de Motovelocidade acontecem neste sábado (24), a partir das 19h, no kartódromo da Vila Olímpica de Manaus.
Agora iluminado, Kartódromo da Vila Olímpica vai receber competições noturnas de kart e motovelocidade. Foto: Divulgação/FVO-AM
Inaugurada oficialmente há 25 anos, a pista da Vila Olímpica ganhou iluminação pela primeira vez. "Esse é um sonho antigo do pessoal do kart e da motovelocidade. Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já existem corridas noturnas", disse o vice-presidente da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), Arian Maia.
Quem também comemora o novo momento da velocidade no Amazonas é o presidente da Liga Amazonense de Motociclismo (LAM), James Bala. "Eu estou igual menino que vai ganhar o primeiro brinquedo. Estamos realizando dois sonhos de uma vez só. A pista iluminada vai ser melhor para o nosso espetáculo, e de quebra ainda vamos ter a transmissão pelo Amazon Sat", comemorou.
Kartódromo da Vila Olímpica 'estreou' iluminação na última quinta-feira (22). Foto: Divulgação/LAM
Uma das grandes reclamações dos velocistas era o forte calor durante os treinos e as corridas. "Quando terminamos o nosso treino no sábado passado eu falei: 'espero que seja o último treino nesse calor'. Agora a lua vai ser outra", brincou Arian Maia.
Temor e imprevistos
Brincadeiras à parte, o motovelocidade e o kart viveram momentos dramáticos no Amazonas. Porque os atletas conviveram com a ameaça de demolição do kartódromo da Vila Olímpica. Havia a especulação de que o local seria usado para servir como estacionamento da Arena da Amazônia, localizada em anexo à Vila. O susto passou com a reforma do local neste ano, o que melhorou as condições para os competidores.
A reforma e a instalação dos refletores também provocou atraso no calendário do kart amazonense. Por este motivo, a AKA decidiu realizar etapas em dias consecutivos na sexta-feira (23) e no sábado (24) - quinta e sexta etapa, respectivamente. A sétima e a oitava etapa, marcadas para o fim de novembro, também serão realizadas em dias consecutivos. As provas fecham o calendário do kart amazonense em 2015.
Fique de olho
As corridas noturnas de kart e motovelocidade apresentam ao público local atletas consagrados e também jovens talentos. Na motovelocidade, Anderson Eduardo lidera a categoria MV1. No feminino, Hester Castro é a líder isolada com 141 pontos, mas Danny Cortez (113) e Kayte Alencar (104) prometem disputa acirrada. Nas outras categorias masculinas também há equilíbrio: Onesmo do Vale lidera a MV2, enquanto Lucas Santos é o primeiro colocado na MV3.
Já os amantes do kart devem ficar atentos a uma jovem promessa: Gabriel Silva. O garoto de apenas 17 anos volta a colocar o kart amazonense no cenário nacional desde os tempos de Antonio Pizzonia. Ele será o primeiro velocista 'baré' na história a disputar a Seletiva Kart Petrobrás, evento que seleciona os 12 melhores pilotos de 15 a 18 anos no Brasil. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro.
Com apenas 17 anos, Gabriel Silva é a 'joia' amazonense do kart. Foto: Bruno Gorski/RF1
E a revelação do kart amazonense também vai marcar presença na 6ª etapa do Amazonense. Ele inclusive é o líder do campeonato estadual, com 61 pontos. "Desde o Pizzonia não tínhamos um piloto desse gabarito. Ele é muito esforçado e inteligente na direção. Se adapta a qualquer pista e qualquer clima, principalmente na chuva. Quando esse menino corre em São Paulo, até os grandes [atletas] param pra ver ele correr na chuva", disse Arian Maia, que será concorrente de Gabriel na prova do kart.
Transmissão do Amazon Sat
O Amazon Sat inicia a transmissão das duas corridas noturnas a partir das 19h de sábado (24). A corrida do kart inicia pontualmente às 19h05. A partir das 19h30, a motovelocidade entra em ação com as categorias MV3 e feminino. Às 20h20, as categorias MV1 e MV2 encerram o evento histórico para o automobilismo e motociclismo amazonense. O Portal Amazônia também transmite as corridas noturnas ao vivo.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/