Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Alunos ribeirinhos criam aplicativo de transporte fluvial em Manaus


Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. Foto: Cleomir Santos/Semed

MANAUS – Alunos de uma escola ribeirinha da capital do Amazonas desenvolveram um aplicativo de mobilidade urbana com foco no transporte fluvial. A iniciativa foi destaque no Programa Circuito da Ciência (PCE), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A 10ª e última edição do programa, em 2015, foi realizada nesta sexta-feira (4), no Bosque da Ciência.
O projeto ‘Mobilidade Urbana: Aplicativo para Dispositivos Móveis voltados ao Transporte Fluvial de Passageiros na Cidade de Manaus – Amazonas’ resultou no aplicativo para celular. Os estudantes Aliny Lima da Silva, Lázaro da Cunha Vilhena, Leoanara Costa Farias e Washington da Cunha Ferreira, desenvolveram o aplicativo. Eles são alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, comunidade Nossa Senhora da Conceição, na Costa do Jatuarana, rio Amazonas.
“Mais de 200 mil pessoas utilizam esse tipo transporte e não sabiam de onde saíam as embarcações. Nesse aplicativo, tem o nome do barco, o porto que vai sair, o dia, o horário, as escalas que vão ser feitas até o ponto final, quanto tempo, em média, dura a viagem e o telefone de contato da embarcação para quem quiser informações para comprar passagem”, descreveu Aliny Lima.
A ideia é informar aos usuários sobre os horários, dias e locais de saída das embarcações da cidade. De acordo com os estudantes, eles realizaram pesquisas que informaram que não havia esse tipo de serviço nos portos de Manaus. Os alunos coletaram os dados em cada embarcação para adicionar ao aplicativo.
O aplicativo já está disponível para download no Google Play e para Windows Phone. O trabalho foi orientado pelo professor e coordenador Ademar Lima, com o apoio técnico de Isnan Carvalho e foi realizado por meio do Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Circuito da Ciência
O projeto Circuito da Ciência, que tem o apoio de várias empresas e instituições parceiras, existe há 16 anos e reúne projetos de várias escolas que tem ações ambientais. Durante esse período, já passaram pelo circuito mais de 60 mil alunos de 300 escolas. “O Circuito da Ciência é uma atividade extremamente institucional com parcerias que busca elevar o conhecimento, popularizar a ciência, e aproximá-la da sociedade”, destacou coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/