Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Alunos da Ufam ganham medalha de bronze em competição de Biologia Sintética

Alunos da Ufam ganham medalha de bronze em competição de Biologia Sintética
A equipe iGEM-Amazonas (2019), formada por um grupo multidisciplinar de alunos de três instituições de ensino do estado - Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) - foi medalhista de bronze na Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas (iGEM), maior evento de Biologia Sintética do mundo e responsável por reunir centenas de estudantes e pesquisadores em Boston, Estados Unidos, todos os anos.
Foto:Justin Knight/Igem Foundation


No período de 31 de outubro a 4 de novembro de 2019 a equipe participou com a apresentação do projeto BeliE.V.E ou “Acreditar” em português, em fase inicial, o projeto tem como objetivos “programar” bactérias para reconhecerem características encontradas em tumores sólidos e, executar a produção de agentes terapêuticos. O iGEM-Amazonas é o primeiro time da região norte a representar o Brasil em um evento de grande magnitude para a Biologia Sintética, ciência multidisciplinar que se baseia em conceitos de Biologia Molecular, Engenharia e Bioinformática.


Atualmente, a equipe é constituída por estudantes de graduação dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Software, Farmácia, Física, Medicina, os quais trabalham desde fevereiro para levar resultados para a competição. A equipe conta com o apoio de professores e alunos de pós-graduação da Ufam, e possui um histórico de destaque na competição, tendo conquistado medalhas de bronze (2013), prata (2016 e 2017) e ouro (2014).


Foto:Divulgação


Para a orientadora da equipe e professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lorena Nacif Marçal, participar da competição é muito importante para a formação acadêmica dos estudantes.


"É visível os avanços dos alunos que participam do time não só cientificamente, mas também no contexto da responsabilidade social, com a reflexão sobre o papel que a ciência deve ocupar na sociedade. Participar da competição em Boston expandiu imensamente os horizontes destes alunos e mostrou novas possibilidades em suas carreiras e projetos. Sem o apoio das instituições do Estado não conseguiríamos ter um histórico tão relevante de participação na competição. Somos muito gratos a todos os apoiadores e colaboradores do iGEM 2019”, disse a docente.


Além da ajuda recebida da Ufam e da Fapeam, os alunos contaram com o auxílio liberado através de uma Emenda Parlamentar. De autoria do ex-deputado estadual e ex- Secretário de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas Luiz Castro Andrade Neto, a emenda foi aprovada no valor de 50 mil reais. ‘’Este foi um fator determinante para a nossa equipe conseguir participar da competição iGEM deste ano. Foi a primeira vez no Amazonas que uma emenda parlamentar foi destinada diretamente à pesquisa e é importante que outros grupos de pesquisa saibam das alternativas que existem para prosseguir com seus trabalhos’’, ressaltou o aluno Gabriel Borel, integrante da equipe iGEM.


De acordo com Lorena Marçal, todos os alunos desenvolvem suas atividades no Núcleo de Biologia Sintética do Centro de Apoio Multidisciplinar (NBS/CAM), sob orientação do professor Spartaco Astolfi Filho, um dos cientistas mais renomados do Brasil na área de engenharia genética e professor emérito da Ufam. ‘’A competição é uma oportunidade única para estes alunos. O iGEM permite que jovens cientistas realizem pesquisa de ponta e recebam feedback de especialistas renomados, além de permitir que eles realizem pesquisas em colaboração com diversos laboratórios do mundo’’, ressaltou o professor Spartaco.


Oportunidade


A professora Lorena Marçal informou ainda que a equipe deseja receber novos integrantes e colaboradores. O interessado pode contactar ou acompanhar o trabalho da equipe pelas redes sociais iGEM Amazonas Brazil no facebook e @igemamazonas no instagram, ou pelo e-mail: informações pelos e-mails e telefones: (92) 98252-9665, (92) 99248-3161 e (92) 99166-5666.


Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/