Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Agevisa confirma duas mortes por H1N1 em Rondônia

Agevisa confirma duas mortes por H1N1 em Rondônia
Pelo menos 20 casos de H1N1 foram notificados em Rondônia desde o início do ano. Isso é o que diz a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Cerca de 14 desses casos aconteceram em Porto Velho, seis confirmados e duas mortes pela doença registradas na capital, ainda conforme a agência.


De acordo com informações do G1 Rondônia, na manhã desta segunda-feira (1º), o estado recebeu do Ministério da Saúde a primeira remessa de vacina contra gripe.


Ao todo, 165 mil doses da vacina serão distribuídas aos municípios de um total de 458 mil destinado ao grupo prioritário. Isso significa que a primeira remessa é um terço do que deveria ser enviado ao estado. Porém, o restante da remessa está prevista para ser enviada entre os dias 4 e 5 de abril.





Também para prevenir o aumento no número de casos da doença, uma campanha de vacinação contra a gripe será iniciada a partir do dia 10 de abril.


"As pessoas têm maior suscetibilidade de adquirir a doença, de transmitirem, de ter complicações dessa doença. Grupos prioritários devem procurar os postos de vacinação a partir do dia 10 de abril. A campanha começa dia 10, mas o Ministério da Saúde antecipou um terço das doses para a gente", disse o secretário de Saúde do estado, Fernando Máximo.


O grupo prioritário é composto por gestantes, mulheres que deram a luz em até 45 dias, crianças com idades de seis meses a 5 anos, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou portadoras de doenças crônicas, privadas de liberdade, além de profissionais da educação, saúde e do sistema prisional.


Tratamento e sintomas


A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.


É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.


O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.


Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/