Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Festival de Cinema de Alter do Chão segue até domingo, com programação gratuita

Festival de Cinema de Alter do Chão segue até domingo, com programação gratuita
O filme  documentário Raízes-Um Piano na Amazônia produção da pianista gaúcha Carla Ruaro foi exibido no nesta sexta-feira (25) no FestAlter. “A proposta  foi desafiadora  e com parceiros e apoiadores foi concluída. Nós ultrapassamos as barreiras da área urbana e de forma inovadora em uma experiência única, que combinou o artístico e o social conseguimos içar um piano ao interior de um barco e percorrer os rios da Amazônia, na área geográfica de Santarém, mais precisamente na Resex Tapajós-Arapiuns", detalhou a diretora artística, a carioca, Tatiana Cobbett. A equipe do filme teve apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Foto:Divulgação/Tatiana Cobbett


Confira a vasta programação na página oficial do evento


A exibição de 29 minutos foi na tenda Munduruku e mostrou as peculiaridades amazônidas, entre as belezas naturais e o artístico cultural. Entre a plateia, servidores municipais da pasta de Cultura do município, que participaram da trajetória de produção dessa ação inédita a favor da arte e propagação da cultura ribeirinha da Amazônia. “Na tela deste documentário vejo muito amor pela arte à valorização do povo nortista dessa imensa Amazônia. A escolha de Santarém nas filmagens seja de curta, documentários e longa-metragens que propagam e perpetuam a nossa história. E quando fomos procurados, literalmente embarcamos nessa produção e juntos somamos com outros servidores estamos como personagens no filme”, destacou o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira.


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, presente na exibição do documentário, destaca a explosão de emoções promovidas pelo áudiovisual no destaque a realidade da Amazônia. “É emocionante o filme pelo conjunto de artes envolvidas e principalmente com a criatividade de povos da Amazônia. É gratificante vermos no filme o empenho da pianista gaúcha Carla Ruaro e no apoio da nossa equipe da pasta da Cultura em realizar com louvor essa produção. Ela levou o talento dela e interagiu com os nativos da floresta, que prontamente a receberam e na troca os ribeirinhos mostraram as peculiaridades artísticas e arte de raiz  e resultou na sétima arte no formato documentário. E esse nicho de artes continua a ganhar mais espaços em vários lugares do mundo nas participações em festivais de cinema. E a nossa história ganhando mais espaço no Brasil e exterior", disse o gestor santareno.


Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Antônio de Sousa Pedroso (Escola Indígena Borari) disseram que se sentiram felizes através das imagens do filme, ao ver a alegria colegas da classe estudantil.


"Através do filme sinto-me representada pelas imagens da vegetação nativa, da cultura, das brincadeiras nos ramais das comunidades, das nossas músicas, dos barcos e canoas e que vemos no documentários. Muito feliz por eles interagirem no aprendizado da música instrumental. Maravilhoso o filme. E parabéns os envolvidos", destacou a estudante Ádria Castro.


O Fest Alter encerrará no domingo (27), sempre das 9h às 22 horas. Na programação as exibições de curtas, médias e longas-metragens, além de documentários, filmes realizados por telefone celular, oficinas, palestras, seminários e show (artistas locais da música, dança, apresentações de etnias indígenas, folclóricas e outras). O evento gratuito, no entanto a coordenação solicita às pessoas que possam levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades filantrópicas da Vila de Alter do Chão e área urbana de Santarém.


Foto:Divulgação/Agência Santarém



O Projeto Raízes


Um Piano na Amazônia tem como proposta artística, pedagógica e social levar o piano e a música de compositores contemporâneos ao seu próprio povo. Sem patrocínio, o projeto contou com apoio da Secretaria de Cultura de Santarém e financiamento colaborativo através de plataformas de crowdfunding. A ação foi desenvolvida pela pianista Carla Ruaro, brasileira que vive na Europa. O ousado projeto tem a direção artística/produção da cantora, compositora e bailarina Tatiana Cobbett.


Os shows musicais de piano e atividades lúdicas das imagens do filme foram gravados na segunda quinzena de novembro e no inicio de dezembro de 2017. O palco nas localidades foi o  barco Jorge Olinto, dinâmica de exibição incomum nas comunidades da Amazônia, mas foram sim realizados na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex) pelo "Projeto Floresta". Ao todo foram 12 comunidades envolvidas direta e indiretamente com as atividades. Participaram dos bastidores oito servidores da Secretaria Municipal de Cultura, entre eles, o titular da pasta, Luis Alberto Figueira.


Premiação, menção e demais indicações do filme


O filme documentário foi indicado em três grandes festivais de cinema na Europa. Na Finlândia,  o filme foi premiado com menção honrosa e prêmio de melhor fotografia no Festival de Cinema de Kalajoki; em Portugal, na cidade de Matosinhos, o filme concorreu como melhor curta no Festival de Aventura, que ocorreu entre 12  e 15 de setembro; na Itália, concorre ao prêmio de melhor curta metragem no Festival Prisma de Filmes Independentes de Roma.


DVD


O documentário conta a história da pianista que quis se aproximar das raízes da obra que interpreta. Fascinada pelo processo de desconstrução e reconstrução da música e da intérprete e – proporcionando o nascimento de uma nova artista – ela descobre uma trajetória de vida, consciente da sua responsabilidade na arte, dando um maior sentido aa sua carreira. É uma verdadeira e profunda viagem transformando e redescobrindo a música através da experiência, do contato e da troca com compositores, povo e meio ambiente.


A pianista Carla Ruaro, além de exibir o filme nos festivais, ainda realiza concertos para lançar o CD, que traz no repertório inédito obras de compositores contemporâneos da Amazônia.


CD


As músicas contemplam o processo de reconstrução e releitura de obras dos compositores amazônidas entre eles os de Santarém, como o saudoso Maestro Wilson Fonseca.


Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/