Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Centro Cultural Óscar Ramos recebe lançamento do livro ‘Meninos do Manaquiri’ nesta quinta

Centro Cultural Óscar Ramos recebe lançamento do livro ‘Meninos do Manaquiri’ nesta quinta
Recentemente inaugurado pela Prefeitura de Manaus, o Centro Cultural Óscar Ramos receberá nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do livro “Meninos do Manaquiri”, de Osíris M. Araújo da Silva. O espaço cultural, que sediará pela primeira vez um evento de lançamento, está situado na rua Bernardo Ramos, casas 69 e 77, no centro histórico, e estará aberto ao público no dia.


A obra de Osíris é um romance memorialista que conta com doses de humor, ironia, saudades e amor, enquanto narra uma viagem sentimental a um passado distante no Manaquiri, interior do Amazonas, onde os “Meninos do Manaquiri” viviam suas aventuras e descobrimentos, livre do controle direto dos pais, e em meio aos costumes e cultura dos moradores daquela região. A narrativa é baseada nas lembranças do próprio autor, que é um dos personagens.


“Restaram lembranças e saudades de um tempo em que estávamos vivos, plenos de vigor e capacidade de descobrir um mundo novo. O Manaquiri nos auxiliou bastante a compreender situações com as quais não tínhamos familiaridade, que nos ajudaram enormemente a construir vidas e personalidades desprovidas de hipocrisia e falsidade de caráter”, comentou Osíris.


Segundo o autor, o livro estará disponível para compra no dia do lançamento, no valor de R$ 50. “Para quem quiser adquirir a obra posteriormente, ela será vendida na livraria Leitura, do Amazonas Shopping. Futuramente também pretendemos lançá-la na plataforma digital”, complementou.


Sobre o autor
O economista e consultor de empresas Osíris M. Araújo da Silva é membro do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (Geea), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear), do Conselho Regional de Economia (Corecon/AM), do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) e do Conselho de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus.


Entre suas outras obras publicadas estão: "Gymnasianos" (2011), "Pan-Amazônia - Visão Histórica, Perspectivas de Integração e Crescimento" (2015), "Economia do Amazonas – Visões do Ontem, Hoje e Amanhã" (2016) e "Da Economia da Borracha à Zona Franca de Manaus – Uma Análise Comparativa", obra que está sendo editada e com lançamento previsto para 2020.


Centro Cultural Óscar ramos


Inaugurado no aniversário de 350 anos de Manaus, no dia 24 de outubro, o Centro Cultural Óscar Ramos é um espaço destinado para a promoção da cultura, que foi totalmente restaurado pela Prefeitura de Manaus para abrigar o acervo de um dos principais artistas amazonenses, Óscar Ramos, que morreu em junho deste ano.


O Centro Cultural está instalado nas casas 69 e 77,na rua Bernardo Ramos, no Centro. Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa – barro e madeira – e pedra, foram consideradas umas das primeiras moradias de Manaus e carregam em sua arquitetura uma parte da história da cidade, do período colonial.


Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/