Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

11% dos bebês nascidos em Boa Vista este ano são filhos de venezuelanas

11% dos bebês nascidos em Boa Vista este ano são filhos de venezuelanas
Foram 253 nascimentos de filhos de venezuelanos na capital roraimense só nos três primeiros meses de 2018. O número já é quase metade dos nascidos ano passado na mesma situação: quando foram registrados 566 nascimentos de crianças filhas de mulheres do país vizinho. Os dados são da Secretária de Saúde do Estado de Roraima. O atendimento das gestantes venezuelanas é feito pelo Hospital Materno Infantil – o HMI.

De acordo com Moema Faria, apoiadora técnica da maternidade, a maioria das venezuelanas estão em situação de vulnerabilidade, não fizeram pré-natal e já chegam na maternidade para ganhar o bebê.

Moema Farias destacou que a maternidade teve que se readequar para a nova realidade, com a ampliação no número de leitos e profissionais de saúde, mas medicação e insumos têm acabado mais rápido.

Essas crianças são brasileiras têm assegurados todos os direitos. O Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima João Carlos Jarochinski, lembra que daqui a alguns anos esse brasileiro filho de migrantes poderá participar do processo eleitoral.

Os pais, por terem filhos brasileiros, terão a possibilidade de regularizar a situação como residentes mais rápido. O tempo de se naturalizar brasileiro diminui de quatro para um ano.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/