Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Escolas de Ensino Técnico do Pará ampliam oferta de vagas

BELÉM - A Rede de Escolas de Ensino Técnico do Pará amplia o número de vagas para processo seletivo 2016. A oferta passou de 7.620 para 7.780 com um aumento de 180 vagas em 195 cursos. As inscrições estão sendo realizadas no portal da Seduc, até o dia 10 de fevereiro, com o resultado da primeira chamada previsto para o dia 12 de fevereiro.
A ampliação das vagas ocorreu por conta da grande procura pelos cursos técnicos ofertados pelas escolas de ensino tecnológico. As vagas foram ampliadas para as Escolas Tecnológicas de Savaterra, Deodoro de Mendonça e Paes de Carvalho, nos cursos de Segurança do Trabalho e Técnico em Administração.
Até o momento, mais de 23 mil estudantes já se inscreveram no processo seletivo e aguardam ansiosos o resultado, mas ainda estão disponíveis 370 vagas, com maior quantitativo no interior do estado, nos municípios de Cametá, Monte Alegre, Oriximiná, Vigia e Santa Izabel.
São mais de sete mil vagas. Foto: Divulgação
As vagas serão ofertadas em três modalidades: Ensino Médio Integrado, para alunos que concluintes do Ensino Fundamental e que irão o Ensino Médio em 2016; Programa Educação de Jovens e Adulto (PROEJA) e na modalidade Subsequente, para alunos que já concluíram o Ensino Médio.
São vários cursos técnicos ofertados em várias áreas de atuação, como Segurança do Trabalho, Agricultura, Agronegócio, Secretariado, Manutenção e Suporte, Redes de Computadores, Alimento, Agroindústria, Nutrição e Dietética, Podologia, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Edificações, Administração, Marketing e Comércio, entre outros.   
A seleção dos alunos atende vários critérios. Na modalidade Integrado os estudantes serão avaliados em quatro critérios: ter concluído o Ensino Fundamental, ter cursado o Ensino Fundamental em Escola Pública ou em escola privada com bolsa de estudos, ter cursado o Ensino Fundamental maior (5ª a 8ª série) em escola da rede estadual e ser participante de programa de transferência de renda, com 5% do total das vagas para alunos com deficiência.
Já na modalidade Proeja são atendidos os mesmos critérios de seleção do Integrado, mas o percentual de vagas será distribuído da seguinte forma: 60% para alunos com idade acima de 24 anos e 11 meses, 35% para estudantes de 18 a 24 anos e 5% para estudantes com deficiência.
Na modalidade Subsequente, 60% das vagas serão destinadas para ex- alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2013, 2014 e 2015; 35% para os quais que não realizaram o Enem e 5% para ex-alunos com deficiência.
“Essa grande procura vem pela necessidade de qualificação e de acesso ao mercado de trabalho e, principalmente, pela estrutura e qualidade dos nossos cursos. Então peço que os alunos que ainda não fizeram sua inscrição corram para não ficarem de fora”, enfatiza Mari Almeida, coordenadora da Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).   

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/