Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Mercado de games e aplicativos cresce em Manaus

MANAUS - Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o Brasil possui mais de 265 milhões de linhas de dispositivos móveis ativadas. A cada dia cresce também o número de games e aplicativos (Apps) criados para aparelhos mobiles. Nesse contexto, o cenário é favorável ao aquecimento do mercado, que fomenta, por tabela, o desenvolvimento de novos projetos pelas mãos e mentes de engenheiros, designers e programadores em Manaus.Desenvolvedores de games trabalham na criação de novos conteúdos. Foto: Reprodução/YouTube
Atualmente, o mercado de jogos pode ser dividido em três: - Advergames, no qual, a estratégia de marketing tem a intenção de criar um relacionamento maior entre consumidor e marca. Portanto, jogos são criados como ferramentas para promover organizações, produtos ou conceitos.- Jogos de Impacto, que trabalham treinamento de funcionários de empresas e organizações. Games são criados treinar e testar habilidades dos colaboradores.- Jogos Independentes, conhecidos também como indie games ou jogos indie. Esse tipo de game é criado por pessoa ou pequenas equipes com ou sem apoio financeiro de publicadoras de jogos eletrônicos. O objetivo principal é a inovação, e com distribuição digital facilitada. 

Na capital amazonense, a empresa Tree of Dreams trabalha há dois anos no mercado. O processo de concepção da empresa é voltado para as plataformas mobile, internet, jogos publicitários e consoles. Em 2014, a equipe lançou o jogo mobile 'The Cannon Man Adventures', disponível no App Store e Google Play. O diretor criativo, Daniel Hebron, afirma que é um momento de difusão. "Nós estamos difundindo a importância dessas novas mídias aos empresários da cidade. Nossa visão sobre investir em Apps é grande, queremos expandir a tecnologia para as mãos de milhares de usuários em potencial", contou.
Equipe desenvolve jogos, apps e páginas web. Foto: Reprodução/YouTube
Na última semana, uma equipe da Three of Dreams participou da Brasil Game Show (BGS), uma das maiores feiras de games do país. Eles levaram os jogos 'The Cannon Man Adventure' e 'Neon Hero Defence', esse último ainda em desenvolvimento. No evento, o público pode jogar e avaliar os projetos. "Para nossa alegria o jogo está sendo muito bem recebido, estamos coletando informações dos jogadores", contou Hebron.Criação localEm 2014, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou o curso de especialização em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos para suprir a demanda do mercado de trabalho. Para o coordenador do curso, Jucimar Maia, o principal desafio da instituição é transformar os estudantes em empreendedores. "Há espaço para alunos deste curso em empresas de Manaus, mas cultivamos neles o espírito empreendedor. A ideia é que eles criem seus próprios projetos", disse. Assista a matéria sobre o crescimento do setor na capital:

O próximo passo da UEA é desenvolver um Polo de Produção de Jogos similar aos de Recife e Santa Catarina, cidades que se destacam na criação de games. "Manaus tem pessoas interessadas e extramemente profissionais. Queremos maximizar esses talentos para que o Amazonas se torne referência em jogos e aplicativos", revelou o coordenador. O curso da UEA chamou a atenção da empresa Samsung que inaugurou o centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções movéis, conhecido como Ocean. Os laboratórios são os primeiros do tipo fora da Coreia do Sul, terra natal da empresa. No local, são oferecidos cursos de livres (aulas de aproximadamente 4 horas sobre um assunto) e intensivos (cursos semestrais com 200 horas de carga horária).
Apps e games fazem sucessos nos celulares. Foto: Reprodução/YouTubeAplicativos de serviçosMas o que impulsiona o desenvolvimento desses vários games é a necessidade do ser humano por serviços e comodidade. O administrador Laércio Castro, por exemplo, desenvolveu o projeto 'Fast Moto Táxi' para facilitar a vida dos usuários do meio de transporte comum em Manaus. Há oito meses, ele ideializou e executou a aplicativo que localiza os mototaxistas cadastrados na Prefeitura de Manaus. "As pessoas não confiam em alguns mototaxistas e, por medo, acabam desistindo de utilizar o serviço. Nosso objetivo é passar segurança e seriedade para os usuários", afirmou.O aplicativo permite que o cliente chame o mototaxista e acompanhe o deslocamento do veículo no mapa. A ideia chamou a atenção de outras capitais brasileiras. "Os estados da Bahia, Rondônia e Brasília estão interessadas em utilizar o 'Fast Moto Táxi'. Existem milhões de serviços que podem ser agilizados através de um aplicativo, então basta a pessoa ter uma boa ideia e desenvolver da maneira certa", contou o administrador. 

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/