Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Manaus 346 anos: confira em fotos o antes e depois da Paris dos Trópicos

MANAUS - A capital do Amazonas completa 346 anos de fundação neste sábado (24). Em três séculos alguns cenários mudaram. O Portal Amazônia pediu a pedagoga Gisella Vieira, responsável pela página 'Manaus de Antigamente', no Facebook, fotos antigas da capital. A reportagem voltou aos locais e as modificações você acompanha nas fotos seguintes: 1 - Abrimos a lista com a imagem do Teatro Amazonas. Em 1979, a cor do prédio era azul, mas passou por um reforma onde voltou para a coloração original.


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia
2 - Outra visão do Teatro Amazonas. Na primeira imagem clicada em 1977, as árvores do Largo São Sebastião não cobriam o teatro. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia

3 - Construção do reservatório do Mocó, localizado próximo ao cemitério São João Batista, durante o governo de Eduardo Ribeiro. Registro feito em 1897. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia4 - Localizada no bairro da Praça 14, a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima iniciou em 1960. (Foto não datada)
Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia5 - Mercado Público de Manaus, localizado no Centro da Cidade. Foto de Huebner & Amaral, em 1913.
Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia6 - Registro do cineasta Silvino Santos. A rua é a Lobo D'almada, próximo a Igreja da Matriz, no Centro de Manaus. (Foto não datada)
Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia7 - Cervejaria Miranda Corrêa em 1918. O prédio pode ser visto do Parque Rio Negro, localizado na Rua Beira Mar, São Raimundo.
Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia8 - Fotografia colorizada da Avenida Paraíba com rua Belo Horizonte (1970). Atualmente, a avenida conta com um shopping center, super mercado e prédios residenciais. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia9 - Praça do Congresso próximo ao Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Na época era possível ver o Teatro Amazonas.
Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia10 - Sede do Atlético Rio Negro, localizado na Rua Epaminondas. Na foto, aproximadamente de 1950, mostra um coletivo do tipo Zeppelin. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia11 - Região da Manaus Moderna. O clique foi feito por Bruno Barbey em 1966. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia12 - Outro registro capturado pelas lentes de Silvino Santos. O local é a ponte de Ferro da Sete de Setembro. (foto não datada)


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia

13 - Praça do Japiim na década de 90. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia

14 - Hotel Amazonas em 1974, o registro aconteceu durante a fase final de sua reforma do prédio. 


Foto 1: Reprodução/Manaus de Antigamente/Foto 2: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Gostou da lista do Portal Amazônia? Diga nos comentários quais são os lugares que mais têm a cara de Manaus. 








Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/