Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Cantores Edilson Santana e Israel Paulain participam do Pará Fest Toada

BELÉM - A musicalidade dos bumbás da Amazonas ganha força em terras paraenses. Os cantores Edílson Santana e Israel Paulain são as atrações principais da segunda edição da Pará Fest Toada. O evento acontece no dia 8 de novembro, a partir das 22h, no Clube Aclep, localizado na BR 316 - km 5, Pass. Vita Maués, à 300 metros da BR - Ananindeua. Além de música e dança, o Pará Fest Toada terá concursos de cunhã, pajé, índio, índia e Rainha.
De acordo com o idealizador do evento, Ilton Rocha, a festa valoriza a cultura e fortalece o movimento da toada em Belém. "Sou paraense, mas moro em Manaus há quatro anos, a minha esposa é dançarina de boi-bumbá, então acabei me apaixonando pelo ritmo. Ao mesmo tempo, percebi que o Pará era carente desse tipo de entretenimento", disse.A primeira edição aconteceu em 2013, segundo o organizador. Márcia Siqueira e o grupo Wânkõ Kaçauarê foram os convidados. "Infelizmente, por motivos pessoais, em 2014 não aconteceu a edição do Fest Toada. Por isso, este ano voltamos com tudo", afirmou.


Edilson Santana e Israel Paulain. Foto: Reprodução
Natural de Santarém, o cantor Edílson Santana consolidou carreira no Amazonas representando o bumbá Caprichoso. De três em três meses, o artista realiza shows em sua terra natal. "O Pará é apaixonado pela cultura de Parintins. O evento celebra a importância dos bumbás para o cenário cultural da região Norte. O nosso desafio é criar essa interatividade com o público paraense e mostrar a força do Caprichoso e Garantido", revelou o cantor.
Santana afirma que o palco do Clube Aclep vai se transformar na apoteose dos bumbás. "Vamos fazer uma festa no nível do Festival, afinal os paraenses merecem. Levarei sucessos antigos e atuais do Caprichoso, aquelas que estão na memória das pessoas. A maior parte do público está acostumado com as toadas históricas", disse. 
Contrário
Já o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain, visita pela primeira vez a capital paraense. Ele acredita que a ação é importante para o legado do festival. "Quanto mais pessoas souberem da existência do Festival de Parintins, mais o cenário cultural crescerá. Estou animado também para descobrir um pouco do Pará, um lugar que se destaca pela história", contou o artista. 
As canções 'Vermelho', 'Festa da Raça' e 'Garantido em Festa' estão confirmadas na apresentação de Paulain. Em 2016, o cantor completa 15 anos como item oficial do boi vermelho e promete iniciar a comemoração no Fest Toada. "Vou selecionar canções que marcaram a minha vida em todos esses anos. Além de ouvir a solicitação do público, porque eles é quem mandam (risos). Sei que o evento será um sucesso", falou Paulain.
Bumbás integram a cultura do Amazonas. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Disputa
"São quase 40 grupo de toadas em Belém, ou seja, as pessoas estão interessadas em conhecer ou representar a cultura amazônida. O nosso objetivo é estimular esse crescimento e vontade dos paraenses em conhecer os bumbás de Parintins", declarou Rocha.
Os ingressos para a segunda edição do 'Pará Fest Toada' custam R$ 20. Mais informações por meio dos telefones (92) 99206-6142, 98420-7662 ou (92) 981783173. 

Veja mais notícias sobre Música.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/